ONS nega risco de racionamento, termoelétricas a gás, mais poluentes, foram acionadas

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ontem que o consumo de energia no país bateu novo recorde: 70.400 megawatts (MW). O pico de energia aconteceu às 15h.

Foi o terceiro dia seguido de recorde histórico na carga de energia no sistema elétrico brasileiro. Na segunda-feira, o pico de consumo foi de 67.774 MW, e, na terça-feira, foi registrada carga máxima de energia de 68.761 MW, segundo informações do ONS.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que os dias de calor intenso, que levam ao aumento do uso de aparelhos de ar condicionado, por exemplo, e a retomada da produção industrial explicam os recordes no consumo. Em janeiro, o gasto com energia foi 12,5% maior do que no mesmo mês de 2009.

Em Porto Alegre (RS), ontem, a temperatura chegou a 37,2°C por volta das 14h, com sensação térmica nas ruas de quase 44°C.

Para atender ao aumento da demanda, foi necessário acionar usinas termoelétricas a gás. Itaipu não está funcionando a plena carga, porque passa por reparos.

A geração a plena carga de Itaipu chegou a ser investigada como possível causa do apagão ocorrido em novembro do ano passado.

O diretor-geral do ONS disse que não há risco de apagão ou racionamento, pois os reservatórios de água estão cheios. "O Brasil não passa por nenhum problema de energia", afirmou também a ministra Dilma Rousseff, em evento no Rio (veja ao lado). l

Fonte: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

COMENTÁRIOS