por Redação Galileu
 Divulgação

Esta é para provar que preço alto não é necessariamente sinônimo de tecnologia avançada. No dia 29 de maio vai ser leiloada na WestLicht Photographica Auction em Viena, Áustria, a primeira câmera fotográfica fabricada em escala comercial, o Daguerreótipo. E o preço do brinquedinho de 170 anos está estimado entre 500.000 e 700.000 euros.

A câmera em caixa de madeira deslizante foi fabricada em Paris em setembro de 1839 por Alphonse Giroux, cunhado de Louis Jacques Mande Daguerre. Daguerre, pioneiro da revelação fotográfica, batizou a câmera para comprovar sua autenticidade.

Não há registro do número total de câmeras que Giroux produziu, mas pelo fato de câmeras mais baratas e aprimoradas terem entrado no mercado com relativa rapidez, supõe-se que a quantidade tenha sido muito limitada. Sabe-se apenas que poucas dessas câmeras existem no mundo, e todas elas estão em coleções de museus públicos.

O “Daguerreótipo” em leilão foi encontrado recentemente. Estava em propriedade particular no norte da Alemanha por gerações e nunca tinha sido documentado antes. Jamais uma câmera desse tipo foi colocada à venda em um leilão. Espera-se até que o recorde mundial do preço mais alto pago por uma câmera seja superado significativamente - hoje ele é de 576.000 euros.

COMENTÁRIOS