FOLIA - "A movimentação que geramos em Salvador tem garantido ótimos resultados", diz Nakano

Vendas em alta no primeiro trimestre já viraram rotina para a Ford em Salvador. Nos últimos anos, de janeiro a março, o número de carros vendidos tem crescido em média 20% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O impulso para esse bom desempenho tem sido a ação promocional que a montadora faz há nove anos no carnaval baiano.

A Ford patrocina blocos e trios elétricos, além de manter um camarote para seus convidados - entre eles, os compradores dos modelos envolvidos na campanha. Ao todo, mais de mil clientes passam toda noite, por conta da empresa, no circuito da folia.

"No começo, o apoio ao carnaval baiano tinha caráter de propaganda institucional, já que a nossa fábrica acabava de ser instalada em Camaçari", conta Ivan Nakano, gerente de Marketing de Varejo da Ford. "Mas, depois, a ordem era manter a ação se gerasse vendas e fluxo nas lojas."

A JWT, agência de propaganda da Ford, foi orientada a desenvolver ações de varejo com tempero local. Este ano, por exemplo, a promoção dá ao comprador dos modelos Fiesta e EcoSport, além dos disputados ingressos para o camarote, um kit, composto de tapete, adesivos, soleira e tocador de CD, personalizado com a logomarca do bloco Camaleão, que é apoiado pela montadora.

Paralelamente, para criar relacionamento com quem ainda não tem um carro da marca, a Ford propôs um concurso pelo segundo ano consecutivo. O criador da melhor frase sobre a compra de carro no carnaval ganha um automóvel. E os 50 finalistas recebem, via internet, um autógrafo eletrônico - uma gravação em que Bell, líder do bloco Camaleão, cumprimenta o fã.

"A movimentação que geramos em Salvador tem garantido ótimos resultados. Em volume, no primeiro trimestre de 2009, as vendas na cidade aumentaram 21,4% frente ao mesmo período do ano anterior. E, em 2008, essa alta, comparada ao primeiro trimestre de 2007, foi de 25%. Outro efeito é o crescimento de até 50% do fluxo de consumidores nos distribuidores nesta época do ano", diz Nakano.

COREANOS

Por ser uma festa popular e de rua, o carnaval nem sempre é compreendido por empresas estrangeiras. Por isso, tradicionalmente é bancado por empresas nacionais, principalmente por fabricantes de produtos de consumo, como as megacervejarias. São elas que disputam espaço nos vários carnavais Brasil afora para comprar cotas de patrocínio nos desfiles das escolas de samba e blocos. Gastam com isso, mas também faturam alto com vendas turbinadas pelo clima de folia.

Mas com o Brasil no foco dos interesses econômicos globais, a percepção em relação aos efeitos positivos da associação de uma marca ao carnaval começa a ganhar mais adeptos lá fora. Antes, era comum executivos de companhias estrangeiras assistirem aos desfiles, mas preferirem manter suas empresas longe da passarela do samba ou do axé baiano por considerar a festa excessivamente profana para a seriedade do mundo dos negócios. A beleza das passistas em trajes sumários atraía a atenção. Agora, além delas, os empresários querem estabelecer redes de contato.

A coreana Samsung, fabricante de produtos eletrônicos, estreia como uma das patrocinadoras do carnaval baiano. Cada uma das quatro cotas custou R$ 3,1 milhões. "Quando começamos a falar sobre o assunto, foi difícil fazê-los entender que se tratava de uma festa de expressão cultural popular em que valia pena investir", explica o diretor de marketing da empresa, Carlos Werner. "Agora, eles compreenderam que o carnaval pode ser uma ferramenta de relacionamento e incentivo de vendas. E, atualmente, o mercado do Nordeste é prioridade na empresa."

TECNOLOGIA

Outra estreante no marketing do carnaval, que resolveu levar tecnologia para a Marquês de Sapucaí, no Rio, é a fabricante de computadores Positivo Informática. A empresa, que desembolsou cerca de R$ 2, 5 milhões para patrocinar a escola de samba Portela, vai proporcionar interatividade aos carnavalescos com seis telões instalados em um dos carros alegóricos da escola. Os internautas poderão enviar imagens e mensagens de texto - por meio do hotsite www.positivopranacao.com.br, ou do número de SMS 49137portela. Essas mensagens serão transmitidas, em tempo real, durante a passagem da escola na Sapucaí. "Entramos na era do samba, suor e interatividade", brinca Carlos Perrone, da agência Pepper, que desenvolveu o projeto.

FRASE

Carlos Werner
diretor de marketing da Samsung

"Agora a empresa compreendeu que o carnaval pode ser uma ferramenta de relacionamento e