Após as festas de fim de ano, a economia brasileira em janeiro espelha esperanças de um país melhor, mas alguns cuidados são importantes para o ano de 2010.

Aumento do crédito em 2010 será inevitável podendo a chegar a 50% do PIB, este incremento provocará crescimento na economia brasileira, aumento do endividamento das famílias, mas planejar é essencial para evitar as armadilhas do crédito, como estouro no orçamento e a inadimplência.

Perspectiva de aumento de capitais de empresas estrangeiras no Brasil, em setor produtivo anima especialistas de mercado, sem dúvida o ano de 2009 foi comemorado principalmente pelas empresas coreanas que conseguiram um crescimento recorde, os destaques foram: Hyundai, LG, Kia, Samsung, dentre outras.

Com o Pré-Sal uma enxurrada de dólares deverá entrar no país, mas todo cuidado é importante quanto ao câmbio que está afetando nossas exportações que encolheram 25% em 2009, com a valorização do real e a crise financeira internacional. As exportações em queda afetam diretamente a relação emprego, incentivar este seguimento gera empregos diretos e indiretos em vários seguimentos da economia nacional.

Investir em bolsas de valores é uma alternativa para especialistas, mas atenção às surpresas e quedas dos mercados em 2010, porque várias economias pelo mundo estão andando de muletas, para ocorrer algum tombo não é difícil.

Não podemos esquecer que o Brasil é o país do Pré-Sal, das Olimpíadas, de commodities agrícolas, com perspectivas de aumento de capitais, potencia ambiental e mineral, credor internacional, com mercado interno aquecido, desperta interesses estratégicos de inúmeros grupos empresariais de várias partes do mundo.

A poupança sofre alterações a partir deste mês. Os consórcios imobiliários terão crescimento neste ano, bem como o boom imobiliário em várias cidades brasileiras.

Este é um ano político e ele ditará as regras do potencial crescimento.

Com o consumo interno brasileiro acelerado, surge à pressão sob a inflação, indicando aumento nos índices de correção dos próximos meses, tendencia de aumento das taxas de juros no curto e médio prazo.

Novos espaços políticos na nova estrutura de gestão do mercado global apontam aumento de poder comercial de países como o Brasil, Índia e China.

Os movimentos de instabilidade do câmbio continuam neste novo cenário brasileiro, além do aumento dos gastos do governo que pode provocar desequilíbrio fiscal.

Com o crescimento econômico está sendo observado o aumento do valor real de imóveis, dos quais, a negociação deve ser a melhor alternativa no momento de conclusão de um negócio, afinal pechinchar é a regra do negócio.

Será um ano interessante para o ouro, apesar da dificuldade de investimento neste tipo de ativo. Chegam às contas de início de ano, hora de planejamento.

Tenha sempre bom senso na hora de comprar e adquirir um endividamento de médio ou longo prazo, além de avaliar o retorno possível do investimento, considerando os riscos do mercado internacional. Cautela será a palavra de ordem de 2010!

Welinton dos Santos

é economista welinton.economista@gmail.com

COMENTÁRIOS