O UNIVEM é a única instituição da região a oferecer cursos de bacharelado nas áreas de Computação e Tecnologia da Informação.

O crescimento acelerado da área de Tecnologia da Informação no Brasil tem aumentado consideravelmente a necessidade de profissionais no mercado de trabalho. Essa demanda tem exigido profissionais com diferentes competências e habilidades, que irão atuar nos variados contextos em que a Tecnologia da Informação está presente, como empresas de TI, startups, nas indústrias e em todas as organizações que utilizam a tecnologia para transformar seus negócios.

Compreendendo o seu papel como o principal e o maior centro de formação de talentos para a área de Tecnologia da Informação do interior de São Paulo, o Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) iniciou no ano de 2020, as primeiras turmas dos cursos presenciais de Ciência de Dados e Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade à distância, se unindo às tradicionais graduações presenciais em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Assim, o UNIVEM é a única instituição da região a oferecer cursos de bacharelado nas áreas de Computação e Tecnologia da Informação.

Os cursos de Ciência de Dados e Engenharia da Computação recém lançados vêm para atender demandas atuais exigidas pelo mercado de TI e pela indústria, contribuindo para que a cidade de Marília se consolide cada dia mais como um Polo Nacional de Tecnologia da Informação.

A graduação em Ciência de Dados é a primeira oferecida na modalidade presencial na região, e possui como base as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Analytics, Big Data, data-driven, Estatística e Estratégia de Negócios. Destacando que a área de Ciência de Dados é apontada por grande parte dos rankings internacionais como uma das melhores carreiras dos profissionais do século XXI.

Outro curso pioneiro na região é o Bacharelado em Engenharia da Computação que atua na formação de profissionais valorizados pelas indústrias, principalmente aquelas que estão optando por contratar este engenheiro pelos conhecimentos tanto da elétrica e da eletrônica, quanto da compreensão e do entendimento da Computação. Assim, o Engenheiro da Computação se torna o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das Transformações Digitais e de projetos de inovação da Indústria 4.0.

O coordenador da Escola Digital, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, aponta que “com os novos cursos, a Escola Digital passa a contemplar seis cursos de graduação, passando por diferentes expertises que o mercado de trabalho exige. Essa consolidação como o principal centro de formação da área, faz com que a cidade atraia alunos de todo o estado para a formação em TI no UNIVEM, aumentando ainda mais a oferta de profissionais qualificados para o cluster de TI da região de Marília e gerando talentos para o Brasil.”.

Ao destacar as diferenças e importância destes cursos frente aos outros cursos de graduação já oferecidos tradicionalmente na área de TI do UNIVEM, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, o Prof. Fábio explique que em relação ao curso de Ciência de Dados “no mundo atual, a geração e o processamento dos dados e informação fizeram com que o mercado necessitasse de um profissional que tivesse capacidade de transformar os dados em valor para as organizações, o cientista de dados. Atualmente, o cientista de dados tem um mercado enorme em todo o mundo, ganhando altos salários, nos mais diversos tipos de organizações.”.

“No contexto da Engenharia da Computação, nós vemos muitas indústrias de Marília e região que estão iniciando projetos de Transformação Digital e da Indústria 4.0. Esses projetos se tornaram uma condição indispensável para as empresas e indústrias que querem sobreviver na atual Era Digital e o Engenheiro da Computação tem um papel protagonista nesse processo, abrindo muitas oportunidades para os nossos alunos.”, complementa o coordenador.

Ambos os cursos, Ciência da Dados e Engenharia da Computação, iniciaram as suas aulas no mês de fevereiro deste ano, com projetos pedagógicos atuais e aderentes ao mercado, laboratórios e ambientes de aulas inovadores e metodologias de ensino disruptivas, os alunos já começaram a ingressar nas principais empresas e indústrias da região.

Mais informações dos cursos de graduação da Escola Digital do UNIVEM, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência da Dados e Engenharia da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, todos reconhecidos pelo MEC e pelo mercado de trabalho como os melhores do estado de São Paulo, podem ser obtidas no site do UNIVEM: www.univem.edu.br.