O UNIVEM, por meio do Projeto de Cidadania ProAtiva – PROATO, realizou nesta semana o Trote Solidário, que levou o nome de “CineTrote”, com apoio do Cine Esmeralda e das empresas de transporte urbano de Marília. Com o intuito de trabalhar a inclusão social por meio do lazer e da tecnologia, os calouros do UNIVEM e os veteranos do ProAto, proporcionaram às crianças e jovens assistidos pelo Projeto Procria, mantido pela Paróquia São Judas Tadeu, uma manhã no cinema com direito à pipoca, refrigerante e muita diversão. Inclusive, para dar mais vida ao evento, alguns alunos recepcionaram as crianças fantasiados de personagens infantis.
Ao todo, 110 crianças foram beneficiadas pelo trote solidário e cultural do UNIVEM que, há 20 anos, tem despertado nos alunos ingressantes o olhar humanizado e o espírito de liderança.
Ao proporcionar aos jovens da entidade assistencial uma manhã no cinema, os alunos do UNIVEM promoveram a inclusão – vez que praticamente todas as crianças nunca haviam ido ao cinema. “Esse é o coroamento de mais um trote, e fizemos com excelência e inovação”. Nossos alunos se engajaram intensamente dando exemplo de solidariedade e inovação. Além de atenderem as demandas da entidade, com a entrega de materiais e alimentos, também iniciaram as crianças no contexto de lazer com a presença da tecnologia, que tem sido um recorte e diferencial em todos os cursos do UNIVEM”. Lado outro, estamos também muito satisfeitos com o resultado do projeto porque, projetos como esses permitem que o nosso aluno, desde o primeiro ano tenha um olhar humanizado para a sociedade, ao mesmo tempo que está sendo preparado para ser um agente de transformação, ressaltou.
“Essa é uma iniciativa que além de nos aproximar das necessidades da comunidade, faz com que consigamos desenvolver um trabalho de liderança muito importante e que se torna um importante diferencial no mercado profissional”, destacou o aluno do curso do quarto ano de Direito e membro do ProAto, Mohandas Sabino, que a três anos participa do trote.
“É muito melhor que o trote que a gente vê em outras instituições. Aqui, demonstramos amor às pessoas. É uma experiência que nos ensina muito”, comentou o aluno do primeiro termo do curso de Ciência da Computação, Frederico Hanai.
Caloura do curso de Direito, Mariana Duarte Oliveira também aprovou a iniciativa. “Um trote solidário faz muito mais sentido que um trote que tem o objetivo apenas de divertir, ou até de constranger o aluno e preocupar os pais. O trote proposto pelo UNIVEM dá um novo significado a nossa entrada na universidade. É uma iniciação diferente e muito mais bonita”, frisou.
Além de promover a sessão de cinema, os calouros do UNIVEM arrecadaram junto à comunidade cerca de R$ 4 mil que foram revertidos em material escolar e cestas básicas. Ao todo foram adquiridos 25 pacotes de sulfites com 500 folhas em cada; 110 cadernos universitários, 400 unidades de canetas, 40 caixas de lápis de cor, 144 unidades de lápis grafite, 50 pastas poliondas com elástico, 1 pacote de cartolina branca e um de fita crepe.
“Parcerias como esta oferecida pelo UNIVEM são muito importantes. Proporcionam aos jovens assistidos pelo Projeto uma oportunidade única e que deveria ser direito de todos, que é o acesso à cultura e a educação”, agradeceu o Educador Social do Projeto ProCria, Ruan Medeiros.
Endossada pela Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, parabenizou os alunos ingressantes, e os veteranos, representados pelo ProAto por mais uma excelente iniciativa que extrapola os muros da Instituição e que reforça o a formação diferenciada oferecida aos alunos do UNIVEM. “É imprescindível na formação de nossos alunos esse olhar às necessidades do outro. Todo esse trabalho de liderança e organização certamente fará a diferença na vida de cada um deles”, concluiu.