Se você é um iniciante no mundo dos concursos, já deve ter se deparado com algum deles e aprender a traduzí-los é essencial para se tornar um concurseiro de sucesso

Cadastro reserva, recurso e cronograma são alguns dos itens que compõem um edital de abertura de concurso público.
Para Carlos Alberto de Lucca, professor, especialista e coordenador geral da Siga Concursos, a aprovação depende de estudo, treino e dedicação e é muito importante que o candidato iniciante em concursos acostume-se a ler editais para conhecer os termos utilizados. “Através dos editais é possível saber quais são as exigências, fases do concurso e matérias que vão ser cobradas na prova”, diz o professor.

Como normalmente o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas, o candidato que consegue entender bem as informações contidas no edital tem a possibilidade de se programar e elaborar um plano de estudos mais eficiente. Para o professor, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital.
 

Estudo

De Lucca explica que o estudo para concursos deve ser feito de forma específica e direcionada. É fundamental que o candidato estude também resolvendo questões de provas de concursos anteriores para se acostumar com a experiência de resolução da prova. Assim, o nervosismo e tensão irão diminuir e o candidato terá como resolver melhor o exame.

"Aproveite as oportunidades e preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, existe a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando para a carreira desejada como funcionário público"

O professor De Lucca elaborou cinco dicas essenciais para o concurseiro iniciante. Confira:

1 - Estude conforme o edital
É muito importante seguir o edital estudando somente as matérias e os programas do concurso. Estude conforme os pesos das matérias dedicando, por exemplo, o dobro do tempo a uma matéria de peso dois do que uma de peso um.

2 - Você pode aprender qualquer matéria do concurso
Como aprender Direito sem ser advogado? Como aprender matemática financeira sem ser matemático? É importante lembrar que quando você estuda uma matéria é para passar na prova e não para exercer a profissão relacionada com a matéria. Assim, o que torna possível que um candidato que não seja advogado tenha êxito em uma prova de Direito é que cai na prova somente a lei (e não a prática). O mesmo ocorre com a matemática financeira e com uma característica importante: não é permitido o uso de calculadoras. Mesmo que o candidato saiba a matéria tem que praticar resolvendo questões de provas anteriores.

3 - Organize seu tempo de estudos e descanso
É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade.O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

4 - Não pense no total de concorrentes
Hoje em dia os concursos públicos costumam ter muitos inscritos. Não pense nisso durante seus estudos. Você ficará preocupado e isto desmotiva. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. A probabilidade de acertar todas as questões da prova "chutando" é quase nula. Lembre-se que o concurso tem matérias e formas de abordagem. Se o candidato não estudou, terá grandes dificuldades para resolver.

5 - Prepare-se para todas fases do concurso
Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e até provas orais.

 Entenda o que é:

Edital de abertura O edital é o documento oficial que regulamenta o concurso e traz as instruções dos requisitos básicos, carreira, vagas, inscrições, provas, critérios de avaliação e todas as informações necessárias para o concurso. Saiba como traduzir o edital.
Retificação As retificações trazem alterações realizadas no edital de abertura do concurso. Tais alterações podem ocorrer no período de inscrição, requisitos exigidos, datas de prova ou qualquer outro item.
Cadastro reserva Os cadastros de reserva são concursos que não têm número definido de vagas efetivas. Os profissionais aprovados serão convocados para a posse, por ordem de classificação, para postos que ficarão vagos ou serão abertos durante o período de validade da seleção. Veja como funcionam os concuros para cadastro reserva.
Isenção de taxa Candidatos desempregados inscritos no Cadastro Único do governo federal e estudantes que recebem até dois salários mínimos estão amparados por leis que garantem a isenção total ou parcial da taxa de inscrição em concursos (algumas seleções também concedem inseção para doadores de sangue). É preciso ler atentamente o edital de abertura para se o concurso prevê o benefício.
Recurso Todos os candidatos que participam de concursos públicos têm o direito de interpor recurso contra a nota atribuída a sua avaliação. Através do recurso, a prova será reavaliada e a nota do candidato poderá aumentar.
Cronograma O cronograma é uma relação de todas as datas referentes às etapas do concurso público como período de inscrição, período para solicitação de isenção de taxa, data das provas, data da publicação dos resultados, entre outras.
  Fonte: Portal UOL / Concursos 

COMENTÁRIOS