Evento contou com a participação de Desembargadores, Defensores Públicos e Mestres na área do Direito

O UNIVEM, por meio do curso de Direito e do Programa de Mestrado, realizou nos dias 19 e 20 deste mês, o 1º Congresso de Acesso à Justiça. O evento contou a presença de palestrantes de renome e lotou o salão nobre do centro universitário.

Instituída pela Lei Complementar Estadual nº 988, de 9 de janeiro de 2006, a  Defensoria Pública do Estado de São Paulo, cuja função prevista na Constituição Federal, como expressão e instrumento do regime democrático, é oferecer aos cidadãos e cidadãs vulneráveis, de forma integral e gratuita, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, foi o centro das palestras.
Segundo o Desembargador Aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Prof. Dr. Kazuo Watanabe, que ministrou a palestra “Acesso à justiça como Acesso à ordem jurídica justa”, eventos como esse, promovido pelo UNIVEM, ajudam os futuros profissionais do Direito a terem um olhar mais humano para o processo conciliação e mediação de conflitos. “O aluno tem que entender que fazer a conciliação, a negociação, e a mediação de forma pacífica também é uma atividade própria do profissional do Direito. Essas discussões, certamente, oferecem aos alunos uma formação diferenciada”, ressaltou.
Para o Defensor Público e Professor da Universidade Federal Fluminese, Cléber Francisco Alves, que discorreu sobre “Modelos de assistência e jurídica no direito comparado e o Global Acess to Justice Project”, a Defensoria Pública, apesar de ser um instrumento novo, tem despertado o interesse dos profissionais do Direito.  “É muito importante que os alunos do Direito tenham acesso a esse modelo de instrumento jurídico que têm sido de grande valia, principalmente para as pessoas mais carentes. É necessário que o Direito seja visto em todas as suas vertentes”, comentou.
Para os alunos, o 1º Congresso de Acesso à Justiça, mais uma vez, reforçou o diferencial do UNIVEM, que é o de formar o aluno em seu todo. “Eventos como esse só contribuem para o valorizar e diferenciar o aluno do UNIVEM”, afirmou o aluno do 3º ano do curso de Direito, Sérgio Luiz de Melo.
“Além da oportunidade de estarmos em contato com profissionais de renome, é a chance de extrapolarmos o nosso conhecimento para além das salas de aula. É muito importante para a nossa formação profissional”, destacou a aluna do 3º ano do curso de Direito, Isabella Gimenez Menin.