Atividade extracurricular prepara e diferencia os futuros profissionais na carreira jurídica

Alunos do curso de Direito do UNIVEM, sob a supervisão do Prof. Dr. Roberto da Freiria Estevão, levaram para os alunos do ensino médio do Colégio Criativo, o Juri Simulado, atividade extracurricular, que visa preparar os futuros profissionais da área jurídica diferenciando-os no mercado.
Enquanto os universitários apresentaram acusação e defesa, os alunos atuaram como júri, oficiais de justiça e oficial militar, no “O Crime do Padre Amaro”, caso baseado no livro do escritor português Eça de Queiroz.
Segundo o professor Roberto Freiria, que presidiu o “Tribunal do Juri”, vários aspectos justificam a atividade realizada dentro e fora do Centro Universitário. De acordo com ele, ela desperta nos alunos a cidadania e a responsabilidade social, provoca o interesse pela carreira jurídica e é uma oportunidade de o UNIVEM levar um pouco do curso de Direito para outras instituições. “Nós temos muitos alunos e ex-alunos que optaram pela carreira jurídica a partir da apresentação do Juri Simulado”, comentou. “Os secundaristas têm a oportunidade de saber como funciona a justiça no tocante ao júri e qual a responsabilidade da sociedade, para com a justiça. Além disso, é um aprendizado sobre obra”, disse.
Para os alunos do Direito a atividade melhora a oratória, o vocabulário, desenvolve a capacidade de reflexão, de argumentação, convencimento e persuasão. No “Juri Simulado” eles vivenciam o ambiente real do Tribunal. “Essa é uma atividade que demonstra o quanto os nossos alunos crescem. Ao contrário de muitas instituições, oferecemos um curso de oratória que os prepara para falar em público. É importante podermos mostrar o diferencial que o UNIVEM faz na vida de um estudante de Direito”, ressaltou o professor Roberto Freiria.