Nova turma começa dia 28 de setembro. As vagas são limitadas

O UNIVEM iniciou no último sábado, dia 21, o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores.  O curso começou com 100% das vagas preenchidas. Por conta da demanda, uma nova turma terá início dia 28 deste mês. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.univem.edu.br/eventos/curso-capacitacao-de-mediadores.
A instituição é a única da região e uma das poucas do Estado credenciada a oferecer a capacitação em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções e Conflitos.  É também reconhecida pela Escola Nacional de Formação e aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Com um corpo docente altamente qualificado e com uma carga horária superior a mínima exigida, o Curso oferecido pelo UNIVEM se diferencia pelas disciplinas voltadas à mediação escolar, empresarial, pena, trabalhista entre outras. Segundo destacou o coordenador do Centro de Educação Continuada do UNIVEM, Prof. Luciano Henrique Diniz Ramires todo o curso foi pensado para atender as exigências do Conselho Nacional de Justiça. As aulas são presenciais, expositivas e interativas, com simulações de casos, exercícios de fixação, vídeos, referências bibliográficas e relatórios de estágio. “Das disciplinas, escolha do corpo docente, até a definição da carga horária, tudo foi pensado para adequar as exigências do Tribunal de Justiça e contemplar os alunos com um curso realmente diferenciado”, frisou.
 “A credibilidade do UNIVEM nos conferiu essa validação junto ao Tribunal de Justiça e a credibilidade dos alunos. O Judiciário está sufocado e esses futuros conciliadores vão ter um papel muito importante para diminuir essa demanda, sendo também remunerados pela mediação”, ressaltou o coordenador do Curso, Prof. Paulo Rogério de Mello Cardoso.
A capacitação é obrigatória para todos que pretendem atuar como mediadores e ou conciliadores nos CEJUSc ou fóruns estaduais. Também é importante na formação de mediadores e conciliadores que atuam em câmaras privadas.
“A advocacia é muito ampla. Esse curso vai abrir novos horizontes”, afirmou a advogada Luciana Pereira de Souza e aluna da 1ª Turma do Curso de Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores.
Para o coordenador do Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, “tradicionalmente os cursos jurídicos ensinam os profissionais a solucionar conflitos, agora, o UNIVEM, por meio do Curso de Mediação e Conciliação, credenciado pelo TJSP, vai ajudar esses mesmos profissionais a resolver conflitos de forma amigável, por meio do diálogo  e da conciliação, propiciando ao Poder Judiciário ganhar legitimidade e as partes ficarem satisfeitas com a resolução de suas contendas”.
 O CURSO - O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores do UNIVEM é ministrado por professores do curso de Direito do UNIVEM e por docentes convidados, todos com formação em Mediação. A carga horária total é de 111 horas, sendo 51 aulas presenciais, ministradas aos sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, além do estágio obrigatório de 60 horas que poderá ser feito em Juizado Especial, varas judiciais, núcleos de práticas jurídicas da instituição e em Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).  As vagas são limitadas a 25 alunos por curso. Para participar do curso de conciliação e mediação é necessário ter 21 anos completos e formação em curso superior em qualquer área.