Cursos contam com importantes ambientes de inovação que os tornam referências em todo o Estado de São Paulo

Os cursos de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) vêm se destacando como os melhores cursos da área no interior de São Paulo, o que pode ser visto pelas avaliações realizadas pelo MEC, mas especialmente por ser os cursos com maior nível de empregabilidade em todo o Estado. Esse resultado motivou e justificou o UNIVEM lançar dois novos cursos presenciais, Ciência de Dados e Engenharia da Computação, que se somam com os reconhecidos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação têm atraído interesse de jovens de todo o estado que buscam estudar na instituição. Todo esse movimento está acontecendo por um trabalho que iniciou há 21 anos, com a criação do curso de Ciência da Computação e que foi se expandindo, realizando um trabalho pioneiro, que nenhum outro curso da área de Tecnologia da Informação da região promove.

Os cursos da área de TI do UNIVEM apresentam seis diferenciais que os tornam referências em todo o Estado de São Paulo: 1) Empreendedorismo (Criação de Startups): os alunos têm acesso ao InnovaSpace Coworking e a Incubadora de Empresas para auxiliar na criação de empresas e startups; 2) Ecossistema de Inovação de TI: Por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), os alunos ampliam sua formação desenvolvendo competência na área da inovação tecnológica; 3) Forte integração com o Mercado: O UNIVEM é a entidade gestora do APL-TI, cluster de empresas de TI de Marília, reunindo as empresas de TI da região. 4) Pesquisa: O Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI) estimula os alunos a ingressarem na pesquisa científica desde o 1º ano. 5) Empregabilidade: A Asserti - Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação tem sua sede no campus do UNIVEM e aproxima os alunos das vagas das principais empresas de TI da região. 6) Projetos de PD&I de Indústria 4.0: Os alunos dos cursos podem participar de projetos de PD&I no contexto de Indústria 4.0, com grandes empresas de todo o país, como Nestlé e Foxconn, entre outras.

Neste contexto, o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador dos cursos, aponta que: “Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM conseguiram transformar uma cidade, tornando Marília uma referência nacional na área de Tecnologia da Informação, isso fortaleceu ainda mais a formação que a área de TI do UNIVEM oferece para os seus alunos. Hoje, conseguimos falar para os nossos alunos que há 100% de empregabilidade, além de abrir uma série de oportunidades de empreendedorismo, inovação e a realização de pesquisa de ponta”.

Com o lançamento dos novos cursos, a área de Tecnologia da Informação do UNIVEM é capaz de fechar todo leque de formação na área de TI. Conforme destaca o Prof. Ms. Caio Saraiva Coneglian, professor dos cursos: “O curso de Ciência de Dados traz um enfoque na transformação dos dados em valor para as organizações, formando o profissional mais valorizado do século XXI. Enquanto que o curso de Engenharia de Computação traz um aprofundamento no contexto da Sistemas Eletrônicos e da Indústria 4.0, sendo importante para a área de Tecnologia da Informação”.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. Na modalidade EaD, há os cursos de Gestão de TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.