A semana dos cursos de Tecnologia e Comunicação que acontecem todos os anos na Instituição, proporcionou aos alunos nesta edição a junção de diversos conteúdos e palestras relacionados às duas áreas de atuação.

Com o objetivo de promover a socialização dos alunos em prol do conhecimento e prática de ensino diferenciada, o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Prof.º Dr. Luis Hilário, e a Profa. Dra. Roberta Brondani, coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico do Univem, uniram a temática de duas grandes áreas, Tecnologia e Comunicação, para o enriquecimento prático e teórico de seus alunos, em cinco dias de imersão em diversas oficinas, minicursos e palestras relacionadas aos dois campos de atuação.

Profº Luis Hilário, Profª Roberta Brondani e a aluna Nathália, do curso de Publicidade e Propaganda, dando início a abertura da Semana de Economia Criativa e a Semana de Ti

O Evento contou ainda, com a exposição de trabalhos acadêmicos e o portfólio dos alunos do curso de Design Gráfico, juntamente com a participação de empresas apoiadoras do evento em estandes que promoveram atividades e premiaram os alunos presentes no evento.

Exposição de trabalhos acadêmicos e o portfólio dos alunos do curso de Design Gráfico

A programação da semana foi dividida em cinco encontros que aconteceram durante toda a semana do dia 19 de setembro, e já recebeu em sua abertura a participação de palestrantes convidados, ex-alunos da Instituição e empresas patrocinadoras. A abertura do evento, que aconteceu nesta segunda-feira, 19/09/2022, contou com a primeira palestra do ciclo, cujo tema foi ‘’O Mercado de Trabalho na área da criatividade e da Tecnologia’’ com a participação dos convidados: Maria Fernanda Dias Zanquetin - Comunicação Corporativa no Grupo Jacto; Marco Corradi da empresa Movelabs / Movement; Mariana De Oliveira - Partiner Mosaico Tax And Law  e Diretora Executiva da Ntw Marília; Fernanda Miranda - Designer e Lucas Meireles  Ux Designer da empresa Mentto; Rudy Tedeschi – Ex-aluno do Univem e CEO da PedBot e Walter Leandro Marques, representante da Asserti. 

Palestrantes convidados da Mesa redonda, 1ª palestra do ciclo de conteúdos da semana.

Mesa redonda com o tema: ‘’O Mercado de Trabalho na área da Criatividade e da Tecnologia’’ mediada pelas alunas Nachalli e Milene do curso de Design Gráfico.

O segundo dia de evento, que aconteceu nesta terça-feira, dia 20 de setembro, contou com duas programações simultâneas. Para a Semana de Ti, os alunos contaram com uma palestra enriquecedora sobre ‘’Inteligência’’ Artificial com o palestrante convidado, Profº Dr. João Paulo Papa, graduado em Sistemas de Informação, Mestre, Doutor e Pós-doutor em Ciência da Computação. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp-Bauru, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unesp, e pesquisador colaborador junto ao Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. 

Palestrante convidado, Profº Dr. João Paulo Papa.

A segunda programação da noite contou com o início das oficinas da Semana de Economia Criativa, com os seguintes temas: ‘’Design de Personagens’’ com o Profº Fábio Borgues; ‘’Gestão de Tráfego de redes sociais’’ com os convidados Lucas Lacerda, CEDO da Agência TNT e João Ponciano, representante da agência EIXO Digital/PPA e a oficina de ‘’Introdução a Modelagem de Produto – Autodesk Inventor e Keyshot’’, com a convidada Paula Conceição, representante da empresa MoveLabs.

Já no terceiro dia de programação do ciclo, a Semana de Ti iniciou as realizações dos minicursos com os seguintes temas: ‘’Rest API de Login com Autenticação JWT+ REACT com os convidados especialistas no assunto, José Vicente Pellicer, Lucas Santana e Matheus Colombo; ‘’Gestão de Produtos Digitais’’ com a convidada Analice da Silva; ‘’Web Scraping com Python’’ com o convidado Vinicius Thiago e o minicurso de ‘’Teste de Software’’ com os representantes da empresa DSIN. Simultaneamente, no terceiro dia de evento, aconteceram novas oficinas da Semana de Economia Criativa com os seguintes temas: ‘’Edição de Vídeo’’ com o Profº Rogério Bertolini; ‘’Oratória: A arte de falar em público com ênfase em Inteligência Emocional’’ com o Profº Mardem Casagrande e a oficina de ‘’Concepção de Identidade Visual’’ com a Designer e ex-aluna do Univem, Caroline Dadalto.

Para o quarto, e penúltimo dia de evento, os alunos de todas as turmas dos cursos de Tecnologia e Comunicação da Instituição se reuniram novamente no auditório Aniz Badra do Univem para prestigiar a palestra: ‘’Metaverso – Web 3 e Blockchain em Direitos Autorais’’ com o palestrante convidado, ex-aluno de Sistemas de Informação do Univem e professor dos cursos de Pós-graduação, Maycon Martins, CMO da agência Auclan Design, especializada em Branding, Naming, UX e UI Design e Identidade Visual. 

Palestrante convidado, Maycon Martins.                            

O encerramento da Semana de Ti e Semana de Economia Criativa acontecerá nesta sexta-feira, dia 23 de setembro a partir das 20h no auditório Aniz Badra, e contará com uma apresentação de Cosplay, exposição de trabalhos acadêmicos e atrações musicais para os alunos e também para a comunidade externa. Além da colaboração de todos os palestrantes convidados e o envolvimento dos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico na organização do evento, a Semana também foi apoiada por cinco empresas de Marília e região que contribuíram com as atividades e ações desenvolvidas ao longo do ciclo do evento. Empresas patrocinadoras: Shopping de Preços; DSIN Tecnologia; Combr Soluções Empresariais; Fabrica de Códigos e Gomes Altimari Advogados. 

Colaboração física por meio de stands das empresas DSIN Tecnologia e Shopping de Preços. 

 

 

COMENTÁRIOS