Luiz Gustavo Salvador, 17 anos. Paixão e busca pelo conhecimento na área de TI

Aluno do 3º ano do ensino médio do Senai Pompeia, Luiz Gustavo Fernandes Salvador, 17 anos, venceu a XIII  edição da Olimpíada de Informática do UNIVEM. Nos últimos dois anos, ficou em quinto lugar. Este ano, conquistou o primeiro lugar no evento que contou com um número expressivo de participantes, todos alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de Marília e região.

Incentivado pelo professor Bruno Marques, o aluno encontrou na Olimpíada a chance de melhorar suas habilidades e ampliar seu conhecimento. “Mesmo que pareça difícil, lute para superar suas dificuldades, pois no fim isso vai abrir muitas portas. Eu aprendi muito com essa competição. Nos últimos anos busquei fazer novos exercícios, tentei entender novas lógicas, e entender outros tipos de programação como a robótica e a programação de jogos. Acredito que tudo isso me levou ao primeiro lugar”, ressaltou.

Segundo ele, o formato on-line e as atividades propostas foram desafiadoras. “Foi um grande desafio, tanto pela competição, pois eram todos muito habilidosas, tanto pelas tarefas que tinham que ser feitas, tinha algumas bem complicadas, mas valeu muito a pena”.

Apaixonado pela área da Tecnologia da Informação, Luiz Gustavo já tem muito bem definido que área e onde cursar a graduação. “Quero algo relacionado a informática como o curso de Ciência da Computação do UNIVEM. O UNIVEM é muito bem conceituado no mercado, com boas notas no MEC e tem cursos na minha área de interesse”, destacou.

Durante a competição foram verificados os conhecimentos dos participantes nas áreas de lógica computacional e programação de computadores. Os melhores colocados foram contemplados com cursos de Formação Desenvolvedor de Software e Bolsas CNPq de Pesquisa Tecnológica para Alunos do Ensino Médio.
De acordo com coordenador dos cursos de graduação na área de TI do UNIVEM, além de reforçar a  importância da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento socioeconômico local e nacional, a Olimpíada prepara talentos para a área de TI. “O evento é uma ótima oportunidade para os estudantes que querem conhecer um pouco mais sobre a área de TI e Computação antes de se decidirem por um curso superior. Muitos profissionais que atualmente se destacam em grandes empresas de alta tecnologia em nossa região iniciaram sua carreira nas edições passadas da Olimpíada de Informática do UNIVEM”, apontou o Prof.

O evento contou com o apoio da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti, do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e APL-TI Marília.