Prof. Dr. Fabiano Hartmann irá discorrer sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial no Direito

Inserido na era digital, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por meio do Curso de Bacharelado em Direito e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Direito), realiza no dia 6 de março, às 19h30, no Salão Nobre da Instituição, Aula Magna com a presença do Coordenador Acadêmico do “Projeto Victor”, Prof. Dr. Fabiano Hartmann. Fruto da parceria do Supremo Tribunal Federal com a Universidade de Brasília, o “Projeto Victor”, prevê a criação de modelos de machine learning para análise dos recursos recebidos pelo STF quanto aos temas de repercussão geral.
Durante a aula, o palestrante irá discorrer sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito, como as ferramentas tecnológico-algorítmicas podem contribuir para diminuição da elevada taxa de congestionamento do Poder Judiciário brasileiro e os desafios em termos de Teoria do Direito, Filosofia, Ética e Acesso à Justiça.

Iniciado em 2017, o “Projeto Victor” surge para dar maior celeridade ao andamento dos processos. Atualmente, a ferramenta executa quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital, separação do começo e do fim de um documento em todo o acervo do Tribunal, separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e a identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.
De acordo com o coordenador do Curso de Direito do UNIVEM, Prof. Edinilson Donisete Machado, o Direito Digital vem ganhando espaço nos últimos anos e atualmente é considerada a área jurídica que irá atender à nova realidade das empresas e da sociedade 4.0. Nesse sentido, o UNIVEM é a única instituição, no Estado de São Paulo, a oferecer formação jurídica atrelada aos mais avançados ambientes de inovação tecnológica.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do UNIVEM, Prof. Horácio Wanderlei Rodrigues, a Aula Magna com o coordenador do “Projeto Victor” reforça o movimento de Transformação Digital pelo qual passa a Instituição, adotando um modelo educacional pautado nos pilares da inovação e do empreendedorismo. “As instituições comprometidas com a qualidade de ensino estão preocupadas em preparar seus alunos para a atuação no Direito, voltada para o século XXI, onde a tecnologia exigirá dos profissionais novas competências”, reforçou.
Vale lembrar que as novas diretrizes dos cursos de Direito foram aprovadas em dezembro de 2018 e os cursos têm até dezembro de 2020 para se adaptar. Apesar disso, o Curso de Direito do UNIVEM já tem se adequado, ao longo dos últimos anos, adotando metodologias ativas e resoluções de problemas, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, Laboratório de Direito e Inovação, seminários e congressos.