A obra jurídica ‘’Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital’’ foi redigida e organizada em conjunto por uma pesquisadora e aluna de mestrado em Direito e professoras do Univem

Na última sexta-feira, dia 29 de abril, o Univem foi palco do lançamento da obra jurídica ‘’Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital’’ elaborado e organizado como livro colaborativo pela mestranda em Direito do Univem, Victória Mozaner, e pelas professoras do curso de graduação em Direito, Ma. Daniela Marinho e Dra. Vivianne Rigoldi.

O objetivo central do lançamento deste primeiro volume foi abordar a efetivação dos direitos fundamentais dos grupos vulneráveis em uma sociedade digital em constante transformação. Victória Mozaner destacou sua visão como organizadora, ‘’participar como organizadora da obra: Reconhecimento dos Vulneráveis, foi uma oportunidade única e memorável, agradeço as professoras Vivianne e Daniela, pois, conseguir concluir esse projeto durante o mestrado me fez reafirmar a minha paixão pela pesquisa, vale a pena, escrever e colher os frutos desse trabalho lindo e que todos terão acesso. Espero que aproveitem a leitura e que possa contribuir de alguma forma para a vida acadêmica dos leitores’’.

A Professora Dra. Vivianne Rigoldi, docente do Mestrado em Direito do UNIVEM e líder do Grupo de Pesquisa REDDE enfatizou sua experiência de participação e a importância e fundamentos do grupo REDDE, “o grupo de Pesquisa REDDE está vinculado à disciplina que ministro no Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM. A obra, que leva o mesmo nome do grupo, é fruto da coletânea dos principais trabalhos científicos produzidos e publicados pelos membros do REDDE a partir do desenvolvimento dos debates em salutar espaço de interlocução e integração entre os docentes e discentes do Programa de Mestrado, bem como do Curso de Graduação em Direito do UNIVEM’’.

Viviane ainda ressaltou que, ‘’o estudo dos direitos humanos e fundamentais dos grupos vulneráveis em sentido lato, na perspectiva de proteção e efetivação em uma sociedade de transformações digitais contínuas considerando, sobretudo, que à dimensão social da exclusão agregam-se diferentes contextos refletidos na insuficiência de reconhecimento dos seus direitos e liberdades públicas.

Com a publicação de nossas pesquisas, esperamos contribuir com o advento de uma sociedade na qual os direitos e liberdades públicas, de fato, sejam protegidos de forma a salvaguardar os grupos vulneráveis da barbárie da exclusão social”.

Pesquisadores e estudantes do Univem participantes do grupo de estudos REDDE - Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital formado no ano de 2018 por docentes da Instituição.

’Ao lado da professora Dra Viviane Rigoldi, da mestranda Victória Mozaner e de ilustres pesquisadores, lançamos a obra “Reconhecimento dos Vulneráveis e Direito ao Desenvolvimento na Era Digital”. Além da preocupação com os vulneráveis, a obra lança um olhar para o direito ao desenvolvimento numa sociedade digital. Isto porque, as atividades econômicas, governamentais e até mesmo a produção cultural da sociedade migram para as redes e demais universos digitais, e para os novos modelos de negócios. Todavia, a questão que emerge consiste em compreender esses modelos para que sejam utilizados em favor da inclusão de todos neste cenário digital, a fim de que as novas tecnologias e modelos de negócios no Brasil não amplie o abismo social existente. Convicta de que obra enfrenta questões essenciais para os quais os atores de direito precisam olhar, estou muito grata e feliz!’’.

COMENTÁRIOS