Instituto diz também que 19,3 mil pessoas qualificadas no Estado ficarão sem vaga

Mais de 6 milhões de trabalhadores serão contratados no Estado de São Paulo neste ano.

A estimativa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) inclui 700 mil novos empregos que devem ser criados no Estado e 5,35 milhões de vagas que estão desocupadas, muitas delas de funcionários que foram demitidos na crise e que agora serão recontratados.

A maior geração de vagas no Estado deve ser em comércio e reparação (314 mil), alojamento e alimentação (89,7 mil) e construção (84 mil).

Para o país, o instituto prevê que sejam 18,6 milhões de pessoas contratadas no ano, que ocuparão 16,6 milhões de vagas perdidas na crise e 2 milhões de novos empregos (incluindo os 700 mil de SP).

As previsões levam em conta uma alta de 5,5% na economia brasileira no ano.

Excedente de qualificados

A expansão econômica, porém, não será suficiente para empregar os 24,8 milhões de trabalhadores disponíveis no país. Neste ano, 6,2 milhões devem ficar desempregados.

Desses, 653 mil são trabalhadores qualificados e com experiência profissional, 19,3 mil no Estado de São Paulo.

No entanto, em alguns Estados e setores, podem faltar empregados qualificados. É o caso dos setores de comércio e reparação de São Paulo, que não acharão candidatos para 134,5 mil vagas. Na construção, o deficit é de 51 mil.l