Cenário promissor na área de TI é fruto de um trabalho construído há 20 anos pelo UNIVEM

Na contramão da crise econômica e do constante aumento do desemprego no Brasil, a área de Tecnologia da Informação tem crescido de forma constante, gerando diversas oportunidades para os jovens.

O cenário promissor da nossa região na área de TI é fruto de um trabalho construído há mais de 20 anos pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). O UNIVEM, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, criou um ecossistema que transformou nossa cidade em um polo na área de TI, que tem como principais atores a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (ASSERTI) o Centro Incubador de Empresas (CIEM) e o Centro Tecnológico de Marília (CITec-Marília), gerando diversas oportunidades de trabalho e para a criação de startups.

Durante esses 20 anos, o UNIVEM formou profissionais que estão atuando em empresas de renome nacional e internacional, além dos principais empreendedores da área de Tecnologia da Informação da região de Marília. Neste contexto, o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, aponta que: “A formação oferecida pelos cursos de Tecnologia da Informação do UNIVEM se destaca nacionalmente, pelas diversas oportunidades oferecidas aos discentes. Esse cenário permite que os nossos cursos tenham um nível de empregabilidade que se aproxima de 100%”.

Aluno do curso de Sistemas de Informação do UNIVEM, Luís Guilherme Cantos Sobral, complementa que: “O UNIVEM tem uma estrutura de excelência, com laboratórios muito modernos, tendo professores com um alto nível de capacitação e muito atenciosos. Estou no primeiro ano de curso e já estou trabalhando na área de Tecnologia da Informação”.

Contribuindo com esse cenário, os cursos da área de Tecnologia da Informação investem em pesquisas de ponta e tecnologias com destaque do mercado. O professor responsável pela Núcleo de Tecnologias para Educação 4.0, Prof. Ms. Caio Saraiva Coneglian, afirma ainda que: “O uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial nas salas de aula permite que os nossos alunos tenham um excelente desempenho na sua formação, se mostrando autônomos e atualizados. Consequentemente, os alunos têm um destaque frente aos demais profissionais”.

Outra importante marca dos cursos de Tecnologia da Informação do UNIVEM está na pesquisa, como aponta o Prof. Dr. Rodolfo Barros Chiaramonte, professor da área de TI: “A pesquisa nos nossos cursos é estimulada desde o primeiro dia de aula, pois, sabemos que para inovar e se destacar no mercado de trabalho é necessário ter um pensamento crítico e científico. Assim, todos os alunos passam a ter contato com a pesquisa científica, tornando-os mais capacitados e mais preparados”.

Para o ano de 2020, o cenário da área de Tecnologia da Informação está ainda mais otimista, com um aumento significativo das empresas de TI na área, e a necessidade de contratar mão de obra qualificada. Por isso, neste ano, o UNIVEM está oferecendo além dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, as graduações de Ciência de Dados e Engenharia da Computação, se consolidando como a principal instituição formadora da área de TI do interior de São Paulo.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. Acesse o site: www.univem.edu.br/vestibular e inscreva-se.