Exposição traz 35 trabalhos entre livros, HQs, revistas, cartilhas, entre outros

O UNIVEM abriu na noite da última segunda-feira (18), a Exposição “Design Gráfico e os Livros”, com trabalhos desenvolvidos por ex-alunos do curso de Design Gráfico. Ao todo são 35 trabalhos entre livros, Histórias em Quadrinhos, Revistas e cartilhas impressas e no formato digital, produzidos por 83 egressos, do período de 2011 a 2018. A mostra acontece durante todo o mês de março e é aberta a comunidade.
Os trabalhos expostos no “Espaço Gente que faz” (entrada principal do UNIVEM) surpreendem pela sutileza, pelos temas, e principalmente pela qualidade das produções que resultaram em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos.
O livro infantil ComicaMente da ex-aluna Caroline Ferreira, formada em 2017, e que abre a exposição, fala de sentimentos profundos como amor, tristeza, inveja, traduzidos pela simplicidade de crianças de quatro a seis anos. “Quando escrevi o livro, eu me fiz essas perguntas. A gente sabe o que sente, mas nem sempre sabe expressar e as crianças mostram com facilidade como traduzir esses sentimentos. É um livro que dá voz às pessoas”, explicou.
Emily Mayoral Andrade e Bruna Dias, formadas em 2018, são as autoras do livro infanto-juvenil: A torre do medo. O livro que traz textos e figuras fala dos medos da infância e como lidar e conviver com eles de forma saudável.
A inclusão também está presente na exposição. O livro infantil “As férias de Jô”, de Anna Beatris de Freitas Brunettia, formada em Design Gráfico pelo UNIVEM, no passado, é uma trabalho com textos em braile e ilustrações em relevo, voltado para deficientes visuais. “A atuação do Designer Gráfico vai muito além do desenvolvimento de marcas e embalagens. O curso te capacita a atuar em diversas frentes e o livro é uma delas”, ressaltou.
O empoderamento feminino foi a base do livro fotográfico “Nós somos a força” das ex-alunas Andressa Andriotti Menezes,  Isabela Imafuku Menis e Jenifer Mesquita Souza, formadas em 2018.
A força da mulher negra foi o tema do livro fotográfico “Além de ser Negra” da ex-aluna, Daiani Simião, formada em 2017. O livro, segundo ela, é o primeiro de uma série que irá retratar a luta e as conquistas das mulheres negras.
Segundo o coordenador dos cursos o Instituto Superior de Tecnologia do UNIVEM (IST), Prof. Leandro Tenório, o objetivo da exposição de trabalhos de ex-alunos é apresentar à comunidade a qualidade dos trabalhos produzidos no curso de Design Gráfico e manter o vínculo dos egressos com a instituição. “Eles entram com muitas expectativas, muitos sonhos e é importante que possamos, não só valorizar o que produziram aqui, mas acompanhar a trajetória profissional de cada um”, frisou.