Ele faz parte da nossa existência e é fundamental para nos mantermos vivos. Oito dicas para lidar com esse probleminha do dia-a-dia

Sim, o estresse faz bem e é responsável por nos guiar em um contínuo processo de adaptação e transformação pessoal. Veja as dicas para aprender a lidar com ele.

1 – O termo foi emprestado da Física, onde denomina a força que, aplicada sobre uma matéria, implica em algum tipo de transformação. O estresse nada mais é do que a força que mantém o nosso instinto de sobrevivência. É a reação de luta ou fuga do organismo frente a um perigo eminente. Essa reação revela como o nosso organismo é inteligente frente às adversidades. No entanto, há um limite saudável para suportar estas alterações. O excesso ou a ausência do estresse na vida humana pode ser prejudicial.

2 – A intensidade desta reação depende danossa capacidade de tolerância, que irádeterminar se o estresse irá evoluir de forma positiva ou negativa. Neste sentido, nosso desafio é descobrir técnicas eficazes para reequilibrar os níveis de estresse.

3 – Vivemos em um momento em que a qualidade de vida melhorou muito, enquanto a tecnologia passou por um avanço vertiginoso (assim como o nosso acesso a ela). No entanto, a nossa capacidade de adaptação às mudanças não é tão rápida. Esta defasagem contribui para que passemos a viver cada vez mais em estado de alerta, tensão, com reflexos rápidos e acelerados. Com isso, tornase cada vez mais difícil dedicarmo-nos a momentos de reflexão, à nossa vida interior, a um lazer realmente relaxante…

4 – Em contrapartida, a sociedade valoriza a correria, o trabalho excessivo, a agitação. Somente quando chegamos ao limite é que passamos a prestar atenção sinais emitidos pelo nosso corpo. Geralmente, estes sinais só são percebidos atingimos a exaustão.

5 – A origem de tantos problemas deve-se ao fato de estarmos vivendo sempre em função de agradar expectativas alheias. A cura chega no momento em que retomamos nossa essência, quando resgatamos a sensibilidade.

6 – Por isso, buscar o equilíbrio, a harmonia e a coerência entre nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações é fundamental, no sentido de cuidar da nossa saúde e do nosso caráter. Para isso, é preciso confiar em princípios universais, como autoconhecimento, a ação correta, paz, a verdade e a não-violência.

7 – Outro caminho para esta busca é cuidar da saúde dos nossos sentidos, procurando sempre ver, ouvir, sentir e falar o bem. Mantenha a motivação em alta procure reprogramar o seu dia-a-dia para vivenciar mais momentos agradáveis do que ruins.

8 – Por mais importante do que o desafio é o modo como você encara. Por isso, reavalie e reflita sobre o significado do estresse: estas são boas ferramentas para controlar a situação. Pergunte-se o que você está ganhando permanecendo estressado ou quem está ganhando enquanto você está estressado. Lembre-se que ninguém pode fazer isto por você.   Fonte: Itodas / UOL 

COMENTÁRIOS