da Folha de S.Paulo
ALEXANDRE ORRICO
colaboração para a Folha de S.Paulo

Um dos mais famosos ex-hackers do mundo, Kevin Mitnick, participará da abertura da Campus Party 2010, evento para fanáticos por tecnologia que começa na próxima segunda-feira em São Paulo. Mitnick, que foi um dos cibercriminosos mais procurados pela polícia na década de 1990 e hoje trabalha com consultoria de segurança, falará sobre "a arte de enganar".

Ao lado de Mitnick, a feira traz outros dois nomes de peso: Scott Goodstein, um dos responsáveis pela campanha eleitoral de Barack Obama, e Lawrence Lessig, professor da Universidade de Stanford que foi um dos fundadores do Creative Commons.

Reprodução
´Mitnick,
Mitnick, em participacao na versão colombiana do Campus Party, no Brasil, o então consultor fala a respeito da "arte de enganar"

O diretor-geral do evento, Marcelo Branco, quer aliar esses grandes nomes ao Campus Fórum para que esta seja a Campus Party "da discussão do futuro da internet". Para ele, 2010 é um ano de decisão em que a rede brasileira pode virar um exemplo.

No Fórum, espaço criado para a edição deste ano, serão discutidos: a banda larga no Brasil, a reforma dos direitos autorais, o Marco Civil da Internet (culturadigital.br/marcocivil) e os direitos humanos na rede.

Discussões sobre tecnologia, porém, estão no coração do evento. Um exemplo é o debate sobre o uso da realidade aumentada como nova forma de comunicação. Os campuseiros (como são chamados os infofanáticos que vivem por uma semana em função do evento) poderão conhecer os conceitos, as aplicações e os estudos envolvidos nessa realidade alternativa.

Já iniciantes em fotografia poderão aprender a fazer boas imagens até com câmera de celular na palestra "Fotografia com Qualquer Câmera".

Tendências

Na área Campus Futuro, o evento mostra o que pensa como tendência tecnológica. Um dos destaques é o Emotiv EPOC, um fone de ouvido que capta sinais neurais, os processa e transmite para diferentes usos.

Os entusiastas do Wii também terão a oportunidade de testar o WiiSpray. No jogo, usa-se o controle do Wii para grafitar uma parede digital.
A Campus Party (www.campus-party.com.br) vai até dia 31. Interessados em ter acesso à área de debates precisam verificar a existência de vagas no site, mas a visitação ao setor de exposição é gratuita e não requer inscrição.

Editoria de Arte/Folha Imagem

COMENTÁRIOS