Cerca de 600 pessoas, entre estudantes da graduação dos diversos cursos oferecidos pelo UNIVEM, alunos do ensino médio e profissionais da área da Tecnologia da Informação, participaram no último sábado, no Centro Universitário Eurípides de Marília, do Flisol –  Festival Latino Americano de Software Livre.
Durante o evento, foram realizadas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos relacionados ao Software Livre. Este ano, o foco das palestras e dos minicursos foi o Blockchain, tecnologia distribuída para realizar transações, entre elas, a de criptomoedas, conforme explicou o coordenador do evento, Professor Caio Coneglian. “
O maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina acontece desde 2005, em diversos países. Em Marília, o evento acontece no UNIVEM desde 2011, sendo organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, por meio do COMPSI. “É muito gratificante ver que Marília, por meio do UNIVEM, está presente nessa onda de informação sobre software livre juntamente com outras faculdades do Brasil e de outros países”, ressaltou.
Segundo destacou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, Prof. Dr.  Fábio Dacêncio, a participação e a dinâmica adotada no Flisol Marília têm colocado o evento entre os melhores dentre as sedes mundiais do Festival. “O UNIVEM já é referência na área da Tecnologia da Informação, e isso se confirma com o Flisol. O UNIVEM se destaca entre as maiores sedes, com conteúdo mais adequado e com grande repercussão sendo um evento que alia a teoria apresentada nas palestras à prática, por meio das oficinas”,  concluiu.