O projeto, iniciado em agosto deste ano, contou com turmas compostas por alunos da instituição e também pela comunidade.

Com o incentivo de promover a criatividade na produção fotográfica de marcas e produtos e colaborar com os pequenos e médios empreendedores a divulgarem seus produtos em formato digital, o Univem, neste ano, inaugurou as primeiras turmas do Projeto de Extensão em Fotografia dos cursos de Graduação em Design Gráfico e Publicidade Propaganda.

Idealizado pela Coordenadora do curso, Profa Dra. Roberta Brondani e pelo professor Fábio Borgues, o projeto garantiu aulas gratuitas a todos os discentes da Instituição e também à comunidade interessada. O objetivo da criação e realização do projeto se deu pelo fomento da criatividade dos participantes por meio de técnicas em fotografia, ministradas em aulas que aconteciam todas as terças-feiras pelo professor responsável, que buscaram facilitar a produção e divulgação de conteúdos relacionados às marcas e produtos e garantir uma alta performance visual.

Como trabalho de conclusão do curso de extensão, os alunos desenvolveram uma fotografia de algum produto ou serviço, com foco em ajudar pequenos empresários a divulgarem seus negócios. Dentro desta temática uma das fotografias recebeu um grande destaque. O aluno Marcelo Alves Angelo escolheu fotografar mudas de árvores, que representam a área de atuação da startup Ecooar Biodiversidade.

Antes de dar início à fotografia, Marcelo confeccionou os balainhos de jornal, assim como aprendeu com seu pai quando era criança. Sendo o jornal um material biodegradável, este pode ser plantado juntamente com a muda, sem a necessidade de sua retirada, impedindo assim a quebra do torrão de terra e evitando resíduos de plantio

As mudas escolhidas para serem fotografadas foram de Gabiroba, encontrada nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica e muito utilizadas em reflorestamentos. No momento da confecção dos balainhos de jornal, o aluno observou que uma frase ficou em destaque "Doando Vida", o que fez todo sentido ao conceito de reflorestamento, abrindo, assim, caminhos para a reflexão de quem observasse seu produto.

As imagens foram produzidas, juntamente com o professor Fabio Borgues, no laboratório de fotografia do Univem e logo em seguida foram compartilhadas com os integrantes da Ecooar, que se prontificaram a compensar todo o CO2 gerado na produção da fotografia e no Projeto de Extensão em Fotografia de Produtos’, recebendo então o Selo Verde e seu certificado.

A startup Ecooar é uma plataforma inovadora de compensação voluntária de GEE – Gases de Efeito Estufa, com auditoria pública online, onde os projetos são adaptados às necessidades de cada parceiro. Ela possui o Selo Verde Ecooar para que possa ser utilizado em websites, eventos e produtos, fortalecendo mais o marketing verde de maneira fácil, rápida e prática.

De acordo com a Profa. Dra. Roberta Brondani, Coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico do Univem, o projeto de extensão está alinhado às práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da instituição. “O trabalho produzido pelo aluno Marcelo surpreendeu pela qualidade e, principalmente, pela temática escolhida, indo ao encontro das boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social do Univem, que já é referência em Gestão Educacional, por meio de sua governança e investimentos em projetos ambientais e sociais que beneficiam seus stakeholders.

As fotos produzidas pelos alunos deste Projeto de Extensão estão na 21ª ExpoDesign, que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro de 2022, das 08h às 23h, no Hall de entrada do Univem e está aberto a todo o público para visitação.