Mais profissionais têm optado pelo trabalho remoto. Saiba como ser produtivo trabalhando em casa

Cansado dos engarrafamentos, do estresse e da falta de segurança no Rio de Janeiro, o executivo Carlos Ruchaud mudou de cidade e de vida quando criou seu home offi ce em Florianópolis, Santa Catarina, há seis anos. "Trabalhar em casa traz benefícios a todos e melhora a produtividade", diz o diretor médico da Genzyme do Brasil, farmacêutica cuja sede fi ca em São Paulo. Histórias como a de Carlos estão se tornando mais comuns.

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho, o número de profi ssionais atuando em home offi ces cresce a uma média de 10% ao ano. É uma alternativa cada vez mais procurada por quem não tem a obrigatoriedade de estar no escritório, por mães de recém-nascidos e autônomos interessados em baixar seu custo fi xo. Veja como ser produtivo trabalhando em casa.  

6 PASSOS PARA TRANSFORMAR SEU HOME OFFICE EM UM LOCAL DE TRABALHO EFICIENTE

1 Negócios à parte
Conscientize sua família de que não está disponível durante o expediente. A estratégia de Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do blackberry, foi usar um boné da empresa para indicar que estava trabalhando. "Quando tirava o boné, meus filhos sabiam que era hora de parar e pulavam em mim."

2 Delimite seu espaço
"Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar, longe de distrações, e avise à família que aquele é seu canto de trabalho", diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu, com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa.

3 Organize seus e-mails 
"Quem trabalha com tecnologia pode receber até 1 000 e-mails por dia. O que eu faço é marcar as mensagens com cores diferentes (particulares, colegas, diretorias nacional e internacional). Assim fica fácil de priorizar a leitura", diz Fabio Filho, que afirma ser necessário ter um "espírito empreendedor" para conseguir trabalhar remotamente.

4 Tecnologia é essencial 
Indispensável é ter um serviço de internet de banda larga e uma rede de telefonia eficiente. Internet e e-mail mantêm em sintonia uma equipe que não divide o mesmo espaço. Impressora, scanner, celular, smartphone e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva podem ajudar a separar a vida pessoal da profissional.

5 Livre do estresse 
Já que você não terá de se deslocar até o escritório, aproveite o tempo extra para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família. "O profissional pode, às vezes, ´mover´ seu escritório para o restaurante de um shopping para arejar a cabeça, ou dar umas ´férias´ para as pessoas da casa", diz Moacyr, gerente da Research In Motion.

6 Crie uma rotina 
A flexibilidade de horário é uma faca de dois gumes, diz Moacyr Queirolo Filho. "A vantagem é conciliar sua atividade profissional com a vida pessoal. A grande desvantagem é começar a trabalhar às 7h e ir até as 22h, sem fazer pausas nem para as refeições." A solução é estipular uma rotina diária, com horário para começar e encerrar o expediente.
  Fonte: Portal Você S/A  

COMENTÁRIOS