UNIVEM e universidades parceiras discutem Paz e Gentileza em evento internacional

De 6 a 8 deste mês, Paz e Gentileza foram temas do Congresso e Simpósio realizados na Universidad Católica Sedes Sapientae (UCSS) na cidade de Lima Norte, Peru. O Brasil com uma delegação de 22 pessoas, sete delas do Univem e outros oito países participaram do evento promovido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidad Católica Sedes Sapientae do Peru.
O cenário internacional está repleto de conflitos e de atos atentatórios aos direitos humanos. Num mundo globalizado, tal contexto de violência atinge uma variedade de situações cotidianas a afetar sobremaneira a qualidade de vida das pessoas. Todos os dias fatos divulgados na grande mídia colocam em xeque a competência de diversas instâncias do poder na gestão de conflitos políticos, sociais e econômicos. Tudo isso repercute com muita força nos países da América Latina. Diante disse, cabe a cada um a responsabilidade de conhecer, discutir e pôr em prática uma cultura de Paz.
Nesse intuito, o UNIVEM, a UCSS e a UENP promoveram juntamente com a sociedade um diálogo interdisciplinar para construção da Paz, da prevenção da violência, da preservação da democracia e do desenvolvimento humano, dentro de um espírito gentil e fraterno.
Durante três dias juristas, economistas, sociólogos, filósofos, autoridades políticas e religiosas discutiram e dialogaram sobre a Paz e a Gentileza dentro dos conceitos do Direito com o objetivo de contribuir com o conhecimento e a prática do direito fundamental e dever da paz,  promover o respeito pelos direitos humanos e contribuir para a integração das pessoas que trabalham pela paz. O evento contou com conferências, liturgias, meditações, apresentação de artigos, livros, desenhos; Festivais de músicas, arte e esportes e com a caminhada pela paz.
Encerrando o 2º Congresso da Paz (Conpaz) e o 1º Simpósio da Gentileza foram entregues uma carta à Lima Norte, com diretrizes de contribuição para a Paz, proposta pelo Juiz Rogério Cangussu; uma carta sobre a Missão das Universidades para a construção da paz e a Declaração dos Alcaldes de Lima Norte para promoção da paz e o desenvolvimento urbano sustentável. 
Representando o Univem, o Pró-Reitor de Graduação, Pesquisa e Extensão e coordenador do Mestrado, Prof Dr Lafayette Pozzoli, ministrou a palestra “Vida, obra e legado de Jacques Maritain, para construir uma cultura de paz”.  
A primeira edição do Congresso da Paz foi realizada ano passado no Brasil e teve como sede o Univem. Por conta da conferência, Marília se tornou a Capital Latino Americana da Paz; título que este ano foi conferido a cidade sede do evento.
Em Marília, o evento reuniu milhares de participantes e apresentou aproximadamente 200 artigos sobre o tema “Paz”. Desde então, 15 livros de artigos e resumos expandidos foram publicados, revelando o grande interesse pelo tema. “O Congresso da Paz nasceu do anseio de discutir o Direito relacionando-o com a paz e a partir disso criar uma forma pedagógica de ensinar aos alunos que é possível o Direito estar a serviço da paz. Ao internacionalizar a discussão, amplia-se o “olhar” sobre novas culturas, sobre novos entendimentos sobre a paz”, ressaltou o Pró-Reitor Lafayette Pozzoli.

Delegação brasileira contou com 22 pessoas, sete delas do Univem. Promoção interdisciplinar para construção da Paz e da prevenção da violência dentro de um espírito gentil e fraterno

Pró-Reitor de Graduação, Pesquisa e Extensão do Univem, Prof Dr Lafayette Pozolli durante palestra sobre “Vida, obra e legado de Jacques Maritain, para construir uma cultura de paz”

 

Evento internacional trouxe arte e cultura à serviço da paz

 

COMENTÁRIOS