Sarau é um evento cultural e/ou musical onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dançapoesia, leitura de livrosmúsica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. É evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto em todo país, por seu caráter de inovação, descontração, elegância e satisfação.

Um sarau não tem a proposta de revelar talentos, mas, criar a oportunidade de pessoas estarem juntas para se ouvir uma boa música, poesias de Castro Alves, Drummond, Vinícius de Moraes, Rubem Alves, apreciar obras e tudo que representa as mais diversas formas de expressão artística do ser humano. Existem os saraus mais conservadores e os mais modernos, cada grupo inventa o seu. O essencial é promover a cultura num ambiente agradável e de verdadeiro exercício da cidadania, pois, acredita-se, que a evolução acontece à medida que se coloca em prática a leitura, a escrita, a organização das ideias, o convívio saudável.

É fato, que a arte desde os primórdios engloba as mais variadas habilidades humanas por meio da criação, harmonia, novidade, da comunicação, imaginação e da fantasia que expressam a realidade e promovem prazer e beleza.

Na 3ª edição, o Sarau deste ano tem como proposta a ‘Ética e Civilização: a escolha pela felicidade’, e faz parte do Projeto: Cultura e Arte na Universidade, idealizado pelo Grupo de Extensão de Administração (GEA) com o apoio e participação dos cursos do UNIVEM de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Instituto Superior de Tecnologia (IST) Gestão de Recursos Humanos, Design Gráfico e Processos Gerenciais, grupo ProAto do Direito e ETEC Devisate.

Enfim, acredita-se que é papel da instituição estimular a expressão criadora dos seus alunos, desenvolver habilidades, que lhe permitam ler, interpretar e escrever com mais segurança. Esta segurança lhes permitirá valorizar os trabalhos por eles desenvolvidos no ambiente de harmonia, união e respeito mútuo. A proposta do sarau é configurar-se em espaços, além da sala de aula, a fim de ampliar essas possibilidades.

 

COMENTÁRIOS