O Prefeito Municipal Daniel Alonso anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 9, a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico) para Marília.

O condecoramento da cidade veio após intenso trabalho da administração municipal e avaliação, realizada na última semana, por um grupo de trabalho do Conselho Estadual de Turismo do Governo do Estado de São Paulo.

Marília conquista o MIT

Além do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), a Câmara Municipal de Marília também foi importante parceira e chegou a fazer uma sessão extra no período de recesso para fazer alterações na lei que não permitiam a conquista. A Capital Nacional do Alimento foi classificada junto com outras 139 cidades do Estado e a partir da aprovação do projeto poderá receber entre R$ 600 mil e R$ 700 mil anuais para aplicação em projetos de turismo.

“Marília tem vocação para várias áreas turísticas, agora, com essa conquista, o município poderá apresentar projetos e trazer recursos para a cidade. Estamos muito felizes com esta grande vitória, que inclusive teve várias mãos, não só o trabalho da Prefeitura de Marília”, disse Daniel Alonso, Prefeito de Marília.

Marília conquista o MIT

O chefe do executivo ressaltou ainda que entre as áreas a serem exploradas está o turismo de negócios, uma vez que Marília é conhecida como a Capital Nacional do Alimento. “Outras importantes qualidades do município também fomentam o turismo, como o mercado gastronômico e estudantil. Além disso, Marília é conhecida nacionalmente pela sua história arqueológica com o Museu de Paleontologia. Outro destaque do ponto de vista de acessos e logística – possuindo aeroporto e sendo bem servida de malha rodoviária”, destacou Daniel.

De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Júnior, o anúncio foi feito direto pelo presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Jarbas Favoretto. “Recebemos com muita felicidade esta conquista. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo. Este era um sonho de muitos anos de Marília e graças ao empenho de todos obtivemos êxito”, disse.

Para que Marília conseguisse o título do MIT, a Câmara de Vereadores fez uma sessão extraordinária no último dia 1º de agosto para reformular o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), criado pela Lei Complementar nº 45, de 9 de novembro de 1992 e suas respectivas alterações realizadas nos anos de 1998, 2002, 2004 e 2017. Os vereadores aprovaram e criaram um novo Comtur atrelado ao Plano Diretor de Turismo.

Marília conquista o MIT

“Agradecermos também o apoio do Marília e Região Convention & Visitors Bureau, do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Bares de Similares de Marília), da Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico), bem como orientações do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e Municípios Turísticos) por esta vitória”, disse o Prefeito Daniel Alonso.

Outra importante etapa para a conquista do MIT foi a participação da secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio da coordenadora de Turismo, Fernanda Violante, e do secretário da pasta no relançamento da Fremitur (Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico), em evento realizado na última segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Estiveram presentes ainda o deputado estadual, autor da lei 1261/2015, que criou os MITs (Municípios de Interesse Político); e o secretário estadual de Cultura, Romildo Campello.

Plano Diretor Turístico

O Plano Diretor de Turismo do Município de Marília foi apresentado e aprovado em março. O documento norteia as ações de aprimoramento turístico da cidade, entre outros benefícios. A iniciativa envolveu o poder público municipal e diversas outras entidades e instituições de Marília. Foram diversos projetos e pré-projetos apresentados neste plano, como o Parque Cascata, Praia Esmeralda, Museu de Paleontologia no Bosque Municipal, Museu da TAM, entre outros.

Novo Contur

Com a aprovação, o novo Comtur ficou definido como órgão local na conjugação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas no município, com natureza permanente, e para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade de Marília.

Marília conquista o MIT

Ele fica constituído por 22 membros titulares, sendo seis representantes do Poder Público – um do Turismo, um da Cultura, um do Meio Ambiente, um da Educação, um do Planejamento Urbano e um do Conselho de Cultura – e 16 representantes da Iniciativa Privada – um dos Meios de Hospedagem, um dos Restaurantes e Bares Diferenciados, um das Agências de Viagens, um da Associação Comercial e Industrial, um do Sindicato Rural, um da Fazenda Floresta, um da Fazenda Cascata, um do Aeroclube de Marília, um da Associação Mariliense de Aeromodelismo, um da ONG Origem, um da Associação Matra, um do Marília e Região Convention Bureau, um da Associação Cultural Nikkey, um da Unimar, um do Senac e um do Sest/Senat. Para cada representante entende-se um membro titular e um suplente.

COMENTÁRIOS