Outros fatores influenciaram a economia mais equilibrada, o aumento das vagas de trabalho e o interesse comum por informações sobre educação e carreiras são os principais motivos para a elevação da audiência de sites que abordam os assuntos.

Para o analista de mídia do Ibope Nielsen Online, José Calazans, outros fatores refletem no aumento dessa audiência, como o início de concursos públicos e também a volta às aulas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto, a audiência dos sites de Educação e Carreiras cresceu 9% em março. Ao todo, 23,4 milhões de pessoas acessaram esse tipo de conteúdo na web, contra 21,4 milhões de fevereiro, considerando os acessos feitos no trabalho e em domicílios.

No acuulado do ano (dezembro de 2009 a março deste ano), os sites dessa categoria de informação registraram crescimento de 19,1%.

Crescimento atrelado à melhora do mercado de trabalho
Calazans acredita que o resultado pode estar atrelado à melhora do mercado de trabalho, já que a maior oferta de vagas eleva a procura. Apesar disso, ele considera que o aumento da audiência nessa época do ano é normal. “Por conta da volta às aulas, normalmente esses sites crescem em audiência”, justifica.

Mas ele lembra que não é só isso. “No ano passado, por exemplo, a internet não crescia tanto quanto cresce hoje”, lembrou o analista. Calazans explica que o aumento do número de usuários da web eleva a audiência da rede de modo geral.

No caso da categoria Educação e Carreiras, o crescimento em números absolutos foi maior neste ano que no ano passado, também por conta do aumento da base de usuários.

O crédito também influenciou no aumento da audiência dos sites de maneira geral. “Com a queda do crédito, menos pessoas compraram computadores no ano passado”, explica.

Educação x Carreiras

Considerando apenas os acessos residenciais, Calazans calcula que o aumento foi de 17% entre dezembro de 2009 e março deste ano, na comparação com o mesmo período anterior (dezembro de 2008 e março de 2009).

Segmentando a análise, somente sites de Carreiras – aqueles que oferecem vagas e abrigam currículos – cresceram 27% no período. Já os sites sobre Educação – os específicos e os que contêm informações sobre o tema – cresceram 32% na análise entre os dois períodos.

“Acredito que o aumento dessa audiência não é de hoje”, diz Calazans. “As pessoas procuraram antes e continuam procurando por esse tipo de informação”, conclui o analista.

Sites mais acessados

A pesquisa do Ibope também constatou aumento na audiência de sites de outras categorias em março. O de Viagens e Turismo foi o que cresceu mais: 13%. Ainda assim, não supera a audiência da categoria Educação e Carreiras em números absolutos de usuários. No terceiro mês do ano, sites de Viagem e Turismo registraram o acesso de 18,6 milhões de usuários, contra os 16,4 milhões de fevereiro.

A categoria Ocasiões Especiais – que oferecem produtos e serviços, como cartões e mensagens de felicitação - também cresceu em procura, principalmente influenciado pelo Dia Internacional da Mulher. Ao todo, 9 milhões de usuários acessaram sites desse tipo, uma elevação de 11,1%.

Outras categorias também registraram incremento em março: automotivo (8,4%), Governo e entidades sem fins lucrativos (7,6%) e família e estilo de vida (6,5%).