Gestor de RH: Sinergia entre a organização e a equipe

A liderança no Mundo 4.0 exige competências diferentes? Tudo indica que sim.

 

A indústria 4.0 traz novos modelos de estrutura das organizações e, portanto, novas formas de se relacionar, indicando um ambiente mais participativo em que, fará a diferença a empresa que conseguir aproveitar ao máximo a capacidade intelectual dos profissionais, acarretando maior competitividade. E, para engajar o capital humano, será necessária uma gestão participativa em que os colaboradores se sintam parte do processo, das rodadas de criatividade, das tomadas de decisão. O modelo de gestão em que alguém manda e alguém obedece, parece não ter mais espaço nas Organizações 4.0.

 

 O bom líder deve estar atento às novas organizações do trabalho. E, pare este, uma série de adjetivos contemporâneos cercam sua função, tão complexa e importante: empático, persuasivo, resiliente, compreensível, comprometido, paciente, ouvinte, bom comunicador, leal, motivador, gerador de bons resultados, que saiba elogiar, reconhecer, humilde, que caminha junto, enfim, uma infinita lista fundamentada no idealismo. A perfeição!

 

 

Com certeza, este ideal desenhado cobra seu preço sobre quem atua no dia-a-dia exercendo esta função, a cobrança pela perfeição na atuação com as inúmeras competências do líder contemporâneo. Na prática, e com um tom mais simplista, a liderança ideal está validada sob duas demandas: a da organização, e a da equipe.

 

A organização, ao montar sua equipe de líderes, tem expectativas sobre cada um. Essas expectativas são relacionadas aos comportamentos esperados, aos resultados e objetivos a serem atingidos, aos valores éticos na condução das atividades, entre outras.

 

Por vezes essas expectativas, ou demandas, são entregues formalmente e a depender da organização, as demandas são transmitidas informalmente.

 

O líder deve estar atento para compreender o que é esperado de ti e essa compreensão é a chave para jogar bem o jogo. É claro que essas expectativas variam de organização para organização, e essa demanda de expectativas, além dos resultados, posturas e atitudes esperadas, envolve também questões culturais e éticas que precisam ser absorvidas e assimiladas pelo líder.

 

Agir em conformidade com as expectativas é um excelente balizador para que, nem a organização e nem o líder acabem se frustrando. Na prática, é fato encontrar líderes desejando grandes transformações serem rejeitados por empresas conservadoras, assim como líderes de bom relacionamento não serem aceitos em empresas onde a hierarquia autocrática tem mais valor. O casamento ideal acontece quando os valores morais e ético da organização e do líder são correspondentes.

 

No entanto, muito já ouvimos falar que a equipe derruba o técnico. Por muitas vezes é válida, afinal, os resultados são conquistados por meio da cooperação dos membros da equipe, sob a mentoria do seu líder. Nesse ponto, o líder deve conhecer bem seu time, os anseios, as experiências individuais, a maturidade de cada um, os valores, a cultura e a capacidade emocional. Conhecer a fundo os membros da equipe, do ponto de vista filosófico e psicológico, permitirá uma liderança eficaz.

 

Motivação, tomada de decisões, paradigmas, mudanças, resiliência, racionalidade e irracionalidade, sentimentos, gerações, relacionamentos e tudo que acerca o ser humano deve ser uma boa fonte de conhecimento para o líder de equipes. E, competências como comunicação, negociação e gestão de conflitos são essenciais ao exercício da liderança. Para incrementar este cardápio de competências, formação em coach e mentoria são indispensáveis.

 

A Gestão dos Recursos Humanos ganhou muito com a transformação digital, com uma série de ferramentas tecnológicas como o Linkedin para contribuir no recrutamento e seleção, e o Trello para a gestão das atividades. Neste contexto, os líderes podem contar ainda com uma ferramenta eficaz de avaliação de comportamento que tem como objetivo, identificar os perfis dominantes de um indivíduo de acordo com o ambiente, e não o enquadrar em padrões de comportamento: a DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade). A ferramenta permite que os líderes de equipes possam conhecer os pontos fortes e as deficiências de cada liderado.

 

O questionário DISC é muito utilizado por departamentos de Recursos Humanos das empresas, pois com ele,  os recrutadores têm mais informações sobre os candidatos que buscam por uma vaga e sobre os próprios colaboradores no ambiente de trabalho. Com a aplicação do método, fica mais fácil para a empresa compreender o perfil dos colaboradores, o que ajuda na delegação de cargos e atividades para cada um. Dessa forma, a empresa pode chegar a um alto nível de aproveitamento do capital humano, definindo quais profissionais têm maior aptidão para cada cargo.

 

E o resultado disso tudo? Aumento de performance e funcionários mais satisfeitos, já que suas potencialidades são exploradas adequadamente dentro da organização.

 

De acordo com o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos, Prof. Leandro Machado Tenório, no UNIVEM 4.0, por meio do Empreendedorismo e Inovação Tecnológica com disciplinas e ferramentas digitais inovadoras, dentre tantas outras habilidades e competências, o futuro Gestor de RH será formado para a Transformação Digital nos Recursos Humanos, repensando os modelos de Recrutamento e Seleção na Era Digital e explorando os conceitos e técnicas sobre Coaching, Mentoring e Liderança, Desenvolvimento e Formação de Talentos e Gestão por Competências, objetivando a formação de equipes de alta performance.

 

 

Vestibular 2020

 

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na Escola de Negócios, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, e oito cursos na modalidade de EaD: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão da Produção Industrial.

 

No EaD, o UNIVEM se diferencia pela metodologia ativa que estimula o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam a construção de novos conhecimentos. São utilizados materiais textuais e interativos, videoaulas, discussões virtuais em tempo real com a participação dos professores e tutores, e encontros presenciais com os alunos. Além disso, os alunos usufruem de toda estrutura oferecida pelo campus do UNIVEM e de todas oportunidades e eventos promovidos pela Instituição.

 

Acesse o site: www.univem.edu.br/vestibular e se inscreva.

COMENTÁRIOS