O profissional da Contabilidade precisa estar atento a transformação digital, inclusive na atuação como perito contábil

 

                 

O Curso de Ciências Contábeis possibilita que o profissional vislumbre um campo profissional amplo e com grande perspectiva de crescimento para o futuro, vez que este está inserido em todas as organizações, independentemente de sua natureza, setor econômico, porte ou ramo de atividade.

Uma das formas de atuação do profissional da contabilidade é como perito contábil em processos judiciais e extrajudiciais. A perícia contábil deve ser compreendida como um conjunto de procedimento técnicos aplicados com o objetivo de avaliar, investigar e validar questões financeiras e contábeis.

Prof.ª M.ª Marília Marília, do curso de Ciências Contábeis, disciplina Perícia Contábil

Já o perito contábil é aquele regularmente inscrito em Conselho Regional de Contabilidade como contador, que exerce atividade pericial de forma pessoal, por ser conhecedor sobre a matéria contábil periciada.

Recentemente foi divulgado que, na Operação Lava Jato ocorreu um intenso trabalho de análise técnica das provas obtidas para subsidiar as decisões judiciais dadas nesses últimos 04 (quatro) anos. Na área contábil, foram produzidos mais de 140 (cento e quarenta) laudos de exames financeiros e contábeis, o que denota como o papel do perito contábil foi substancial para a investigação que culminou na condenação de nomes políticos e empresariais no Brasil. (https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/peritos-da-pf-fizeram-1-525-laudos-na-lava-jato/)

Atualmente, os avanços tecnológicos na área contábil vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pela variedade de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. Esses fatores, aliados à disseminação da tecnologia da informação por todas as atividades das empresas, vêm impondo a necessidade de refletir, cada vez mais, sobre os impactos gerados por estes avanços tecnológicos na atividade contábil.

Além do conhecimento técnico-científico, o profissional da Contabilidade precisa estar atento a transformação digital que invade todas as atividades econômicas, inclusive na atuação como perito contábil.

No caso da Operação Lava Jato, os peritos contábeis tiveram que acessar um sistema utilizado por uma empresa envolvida como forma para registro da movimentação e pagamento das propinas.

Podemos inferir que, a tecnologia e atuação do profissional da Contabilidade estão atreladas e representam atualmente forte impacto na nossa sociedade.

O UNIVEM oferece a formação na área contábil de forma ampla, tendo como uma das disciplinas a formação como perito contábil. (Por Verônica Miguel, docente do UNIVEM)

COMENTÁRIOS