Obra é fruto de pesquisa e repensa os direitos humanos no século XXI

 

Resultado das atividades de um estágio pós-doutoral, realizado no Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, sob a supervisão do Prof. Dr. Lafayette PozzoliI, o filósofo e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ivanaldo Santos, publicou o livro “Jacques Maritain e a reconstrução dos direitos humanos”. 
A obra, dividida em oito capítulos, tem como base os fundamentos do filósofo humanista  Jacques Maritan que defendeu a  dignidade da pessoa humana e é um dos fundamentos para a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 


Segundo o escritor, Pós-doutorado do UNIVEM, Prof. Ivanaldo Santos, o livro perpassa pelos 70 anos da Declaração e provoca o leitor a repensar os direitos humanos no século XXI. “O maior desafio está na revalorização integral do ser humano. Em olhar o homem, que não é apenas produto da ciência e do Estado, mas que também é poesia, religião, família, tradição, cultura”, comentou.
Ainda, de acordo com ele, a pesquisa realizada durante o pós-doutorado do UNIVEM foi de suma importância para essa releitura sobre um tema cada vez mais atual. Autor de 20 livros, Ivanaldo santos, tem trabalhado ao longo de suas obras a necessidade de repensar as utopias e o humanismo. “Não dá para ficar na pura utopia que gera alienação, e tampouco na dura realidade que faz o homem descrente. Parafraseando Freud ‘a pura realidade enlouquece’”, disse.
O livro teve o prefácio assinado pelo Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos der Macedo Soares. “O Prof. Ivanaldo é um apaixonado pela academia, um ato que costuma resultar em bons trabalhos científicos para a sociedade. É assim que a Universidade serve de instrumento para que possa suceder a efetividade do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
Para o coordenador do Programa de Mestrado em Direito, do UNIVEM, e responsável pela apresentação do livro, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli “ a análise produzida por Ivanaldo Santos trouxe uma diversidade e pluralidade de experiências e do conhecimento científico, no que diz respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos”. De acordo com Pozzoli, “o livro apresenta a síntese dos acontecimentos históricos que conduziram, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas a aprovarem o texto da Declaração e também a influência das ideias de Maritain – como dignidade da pessoa humana, o humanismo integral e a crítica à barbárie – para sua versão final”. 




 

COMENTÁRIOS