Trabalho desenvolvido por grupo de pesquisa do UNIVEM, em parceria com empresa incubada no CIEM e laboratório de pesquisa da UNICAMP é premiado em evento internacional

O Grupo de Interação Humano-Computador do Univem (GIHC) e a empresa Stratelli – Inteligência Estratégica, incubada no Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), em parceria com o Laboratório de Redes de Computadores (LRC), foram premiados no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores 2018 (SBRC 2018), evento que congrega os avanços na área de redes de computadores e sistemas distribuídos e reúne os maiores pesquisadores brasileiros nestes temas.

A premiação é uma Menção Honrosa pelo trabalho intitulado “Por Aqui é Mais Seguro: Melhorando a Mobilidade e a Segurança nas Vias Urbanas”, de autoria do Prof. Dr. Leonardo Castro Botega, dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e membro do GIHC, em parceria com o Laboratório de Redes de Computadores (LRC), representado pelo Prof. Dr. Leandro Villas, do Instituto de Computação da Unicamp, e pelo egresso do curso de Ciência da Computação do Univem, Allan Mariano de Souza, atual doutorando na Unicamp, além da Profa. Dra. Islene Calciolari Garcia, também do Instituto de Computação da Unicamp.

O trabalho aborda o desenvolvimento de um conjunto de técnicas para contribuir com as novas gerações de sistemas de transporte inteligente, denominado “PAS” (Por Aqui é mais Seguro). Tais ferramentas darão suporte aos novos aplicativos de orientação e navegação urbana, utilizando-se de conhecimento sobre as condições de tráfego nas vias e também sobre os níveis de segurança nos entornos de um trajeto, visando melhorar a mobilidade urbana e, também, a segurança dos motoristas e passageiros.
Nesta edição do SBRC, outros dois trabalhos envolvendo alunos, ex-alunos e docentes do Univem também foram publicados:

·         Assessing the Impact of Mining Techniques on Criminal Data Quality”, de autoria de Lucas Zanco Ladeira (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem e atual mestrando na Unicamp), Cássio Santos (aluno de Sistemas de Informação do Univem), Matheus Sanches (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem e atual mestrando na Unicamp), Prof. Dr. Leandro Villas e Prof. Dr. Leonardo Castro Botega;

·         “Arquitetura para Consumo e Análise de Dados em Tempo Real Aplicada a Redes de Sensores IoT”, de autoria de Alisson Solitto (ex-aluno de Ciência da Computação do Univem) e Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira (docente dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem).

Em 2017, Allan Souza, Leonardo Botega e Leandro Villas também foram premiados no SBRC pelo trabalho “GTE: Um Sistema para Gerenciamento de Trânsito Escalável baseado em Compartilhamento Oportunista”, da mesma área de pesquisa da atual publicação. Em sequência aos trabalhos na área de sistemas de transporte inteligente com dados de condições de tráfego e segurança, os pesquisadores conquistaram também duas publicações internacionais, sendo:

·         itsSAFE: an Intelligent Transportation System for Improving Safety and Traffic Efficiency”, publicada no evento IEEE 87th Vehicular Technology Conference (VTC), na cidade do Porto (Portugal), pelos mesmos autores, somados ao Prof. Dr. Lehilton Lelis Chaves, docente do Instituto de Computação da Unicamp;

·         “FnS: Enhancing Traffic Mobility and Public Safety based on a Hybrid Transportation System”, publicado no 14th International Conference on Distributed Computing in Sensor Systems (DCOSS), ocorrido em Nova Iorque (EUA). Ambas conferências estão entre as maiores e mais conceituadas na área de sistemas de transporte inteligente.

O GIHC, LRC e Stratelli comemoram os resultados obtidos e celebram essa importante parceria de sucesso entre universidade e empresa, corroborando com os objetivos do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec), entidade mantida pelo Univem que abriga o CIEM e que fomenta o empreendedorismo de base tecnológica na região de Marília.

Allan Mariano de Souza (à direita) recebe a premiação no SBRC 2018