UNIVEM homenageia o Professor e Filósofo Oswaldo Giacóia

O fundador e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, líder do Grupo de Pesquisa “Bioética e Direitos Humanos, Professor Doutor Oswaldo Giacóia Jr., recebeu no dia 14 de dezembro, o Título de Professor Emérito, concedido pelo Conselho Universitário do UNIVEM (CONSU) aos professores que fazem valiosas contribuições acadêmicas e científicas. .

O evento foi realizado no auditório Shunji Nishimura e contou com a presença do Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, do vice-reitor Dr. Luiz Fernando Cardoso, de pró-reitores, coordenadores dos cursos, alunos e ex-alunos do Mestrado, familiares e convidados que destacaram a importância do filósofo para a formação diferenciada dos profissionais do Direito.

Colaborador e entusiasta do Mestrado em Direito do UNIVEM, desde o ano de 2000, Oswaldo Giacóia Jr. tem seu trabalho reconhecido dentro e fora do País. Filósofo e escritor, graduou-se em Direito em 1976, pela Universidade de São Paulo, e em Filosofia, no mesmo ano, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1983, fez seu mestrado em filosofia, também na PUC de São Paulo e em 1988, doutorado em Filosofia pela universidade Livre de Berlim. Ainda durante os anos que viveu na Alemanha, fez três pós-doutorado.

Perspicaz estudioso de Nietzsche (reconhecido internacionalmente por tal alcunha), bem como do idealismo alemão e de seus desdobramentos contemporâneos diversos, dos quais o pensamento de Michel Foucault, Hans Kelsen, Carl Schmitt, Giorgio Agamben entre outros.

Segundo o homenageado, esse título é dividido com toda a comunidade acadêmica que faz com que o UNIVEM caminhe no sentido firme do conhecimento. “Ao longo desses 18 anos, encontrei aqui um espaço de acolhimento para atuação que eu pude desenvolver com inteira liberdade, um incentivo, fomento que surgia naturalmente do convívio com os colegas, alunos e funcionários. O UNIVEM  propicia condições para que seus professores tenham completa autonomia no desenvolvimento dos seus planos de ensino, do conteúdo programado para sua disciplina, das metodologias que empregam, e realmente isto é um indicador de que a Instituição não apenas propala, mas efetivamente pratica o comprometimento com os valores éticos fundamentais, e torna os perfeitamente viáveis em seus quadros, garantindo o exercício da autonomia”, destacou.

Para o reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares ter um docente com gabarito do Professor Doutor Oswaldo Giacóia Júnior é uma honra e um privilégio. “Tê-lo em nosso corpo docente é uma honra. Só quem compartilha do conhecimento dele consegue mensurar o quanto é grandioso e enriquecedor. Estamos muito felizes em poder homenageá-lo em vida, o que, aliás, é uma prática do UNIVEM, reconhecer o valor dos docentes e compartilhar com a comunidade”, concluiu.