O programa seleciona 120 inscritos por ano e é executado no Rio de Janeiro

Até o dia 13 de fevereiro, jovens de 20 a 34 anos poderão se candidatar a participar da edição de 2011 do programa Shell Iniciativa Jovem, que busca incentivar o empreendedorismo. Antes, o prazo acabava no dia 06.

O principal objetivo é promover a inserção social do jovem, colaborando para a construção de empreendimentos bem-sucedidos e socialmente responsáveis. Além de incentivar a geração de trabalho e renda, o projeto visa capacitar e orientar esses jovens no desenvolvimento e implementação do próprio negócio de forma sustentável.

Para participar, além da exigência de idade, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental (antiga 8ª série). Também é imprescindível que o jovem tenha vontade de abrir seu próprio negócio, com um perfil empreendedor. O programa seleciona 120 inscritos por ano e é executado no Rio de Janeiro, em dois pólos: centro e zona oeste.

Sobre o Shell Iniciativa Jovem

Em 2011 , Shell Iniciativa Jovem completa dez anos de implementação no Brasil, numa adaptação do projeto internacional Shell LiveWire, iniciativa de investimento social presente em mais de 20 países.

Ao longo desse período no país, foram 57 negócios incubados e mais de 37 mil jovens sensibilizados. Entre os empreendimentos de sucesso desenvolvidos, estão a empresa Birutas Mídias Mirabolantes (agência de mídia exterior especializada em projetos especiais e inovadores) e a Coco Legal (que produz, envasa e comercializa água de coco 100% natural).

Atualmente, o programa é operado pelo CIEDS Brasil e tem apoio institucional do Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro (IEL/RJ) e parceria com o SEBRAE/RJ.

Etapas do Programa

- Inscrição e seleção:

As inscrições são feitas pelo site www.iniciativajovem.org.br. A seleção dos jovens é feita a partir do resultado do teste de perfil empreendedor e avaliação pessoal, respeitando os pré-requisitos.

- Laboratório de Ideias:

Etapa dinâmica e interativa na qual os candidatos selecionados serão avaliados do ponto de vista prático e participativo. São três encontros de quatro horas e 60 jovens serão classificados para a Oficina de Projetos.

- Oficina de Projetos:

Capacitação empreendedora, com duração de 128 horas. Os candidatos terão aulas e noções de:

» Empreendedorismo;

» Estratégia, inovação e conhecimento;

» Estudos de mercado;

» Marketing;

» Finanças para empreendedores;

» Contabilidade;

» Gerenciamento de pessoas;

» Noções de Direito para empreendedores;

» Ética empresarial;

» Responsabilidade social;

» Redes.

Os jovens que concluírem essa fase de capacitação terão seus planos de negócio avaliados por uma banca de seleção, e 30 projetos serão classificados para a Fábrica de Negócios.

- Fábrica de Negócios:

A Fábrica de Negócios tem duração de aproximadamente 6 meses. Os jovens, já capacitados, contarão com o apoio técnico de consultorias e mentoria para colocar em prática seus planos de negócio. É a etapa de conclusão e legalização dos empreendimentos.   Fonte: Canal Executivo Jr. 

COMENTÁRIOS