Neste final de semana, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o Centro Universitário UNIVEM promoveu aos alunos e convidados inscritos um evento completo e cheio de inovação! Apoiado pelo PROATO, Projeto de Cidadania Proativa e Direito, e patrocinado por diversos escritórios de advocacia e empresas conceituadas da região, a primeira edição do evento Startup Experience teve como objetivo premiar as três melhores soluções inovadoras, no contexto pós-pandemia causada pelo Covid-19.

O concurso buscou capacitar os alunos e egressos participantes das mais diferentes áreas do conhecimento, em processos de inovação e empreendedorismo, fomentando a busca de soluções inovadoras e ampliando a busca por integração entre o conhecimento científico e as demandas da nossa sociedade.

O evento foi iniciado na sexta-feira, dia 22 de outubro, no Legal Innovation Lab, e teve como pauta o credenciamento dos participantes, formação das equipes para criação das soluções, e palestras de aceleração de projetos. Já no segundo dia de evento, os participantes e colaboradores foram recepcionados com um delicioso café da manhã, e envolvidos em mentorias e na iniciação do desenvolvimento das soluções. No terceiro dia, contamos com a participação de uma Comissão Julgadora que foi composta por mais de 20 profissionais das diversas áreas do negócio e um representante do Sebrae, que avaliaram todas as ideias apresentadas, e concluíram as três melhores soluções para receber suas premiações por colocação!

Um dos facilitadores do evento, Prof. Lucas Colombera destacou que mais importante do que as soluções tecnológicas materializadas durante os três dias do evento é a jornada vivida não só pelos participantes, como também pelos mentores voluntários, e as conexões criadas. Não buscamos julgar qualquer tipo de solução, até porque startups podem dar muito certo após a conclusão do evento imersivo. Na posição de facilitador, o nosso principal objetivo era tirar os times da zona de conforto, fornecendo ferramentas adequadas, e não soluções prontas”

O evento contou com mais de sessenta (60) participantes, trinta (30) ideias e oito (8) equipes formadas! O ranking geral do concurso no evento foi representado pelos seguintes startups: Drive Carga, Faxxlita, Wildcats, Health Machine, Ives, Freela,e Expec. A equipe ganhadora teve como proposta de solução uma startup destinada a caminhoneiros autônomos, produtores rurais e empresas. Sua proposta foi de unir em uma única plataforma os produtores rurais e empresários que possuem a necessidade de encontrar com rapidez e facilidade caminhoneiros autônomos que possuam veículos adequados para fazer frete.

Em um contexto em que caminhoneiros autônomos muitas vezes rodam com suas carrocerias vazias, tendo que arcar com prejuízos relacionados aos custos de viagem e tempo perdido, a Drive Carga leva na palma das mãos um catálogo de produtores e empresários que possuem demandas abertas. Desta forma, é possível, por meio de um aplicativo de fácil manuseio, com funcionalidades intuitivas, viabilizar o processo de busca, seleção e contratação de serviços de frete.

Já a segunda equipe colocada, teve uma proposta diferente do seguimento. A solução de startup apesentada pela equipe Faxxlita, foi a startup AppServer. Um aplicativo facilitador na área alimentícia. O APP tem como objetivo trazer mais praticidade e rapidez no ato antecipado de pedidos em shoppings da região, evitando filas, e desgaste de tempo para aguardar seu pedido no ato da compra. O aplicativo teria um design intuitivo, para que facilitasse ainda mais a movimentação do usuário para realizar seu pedido e apenas retira-lo na chegada ao local.

As soluções foram apresentadas no último dia de evento, e as ideia vencedoras receberam prêmios de R$ 2.000,00 reais para o primeiro colocado, R$ 500,00 para o segundo colocado, e um Certificado de Honorabilidade para o terceiro colocado.