Alunos do Direito visitam Alesp e TJSP

Um grupo de 45 alunos do 7º termo do curso de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem viajou este mês para São Paulo, capital, para visitação a importantes órgão públicos relacionados a área jurídica.  A atividade foi acompanhada pelo professor de Direito Processual Civil, Luciano Henrique Diniz Ramires e contou com a organização do Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPE) do Univem.
No dia 09, pela manhã, os alunos visitaram as instalações da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), onde participaram da palestra “O advogado na era digital”, ministrada pelo advogado Dr. Robson Ferreira. “Vocês precisam olhar para as tendências mundiais, para as novidades tecnológicas que mudam o comportamento das pessoas e todas as relações de consumo, trabalho, familiares, entre outras. O futuro da advocacia está nestes novos paradigmas”, enfatizou Ferreira. No período da tarde os alunos conheceram as instalações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) onde acompanharam os julgamentos de recursos e a sustentação oral dos advogados perante os desembargadores. Ainda no período da tarde, participaram de uma palestra sobre carreiras jurídicas e conheceram o museu existente no local.
No dia 10, os alunos foram até a Academia de Polícia Civil de São Paulo onde visitaram o Museu do Crime e todo seu acervo de peças, fotografias e demais objetos relacionados ao mundo do crime e da polícia. Ainda no dia 10, encerrando as atividades os alunos conheceram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde foram recebidos pelo deputado estadual Coronel Telhada, que falou aos presentes sobre sua atuação como deputado e demais aspectos relacionados à segurança pública. A visita se estendeu ainda ao plenário principal e as demais instalações do local.
Para o aluno Marco Aurélio Ferreira Freire Filho, o momento foi fundamental para conhecer os serviços de suporte oferecidos aos profissional do Direito. “A palestra foi sensacional. Sou estagiário com carteira da OAB e hoje conheci a AASP, que tem muitos serviços para facilitar o nosso trabalho, mesmo no estágio, entre eles a pesquisa de jurisprudência e os cursos”, afirmou.
A importância da viagem também foi destacada pela aluna Andressa Castilho como um suporte acadêmico de suma importância.  “O presente evento contribuiu fortemente no futuro profissional e na vida acadêmica dos alunos, é um modo de aprendizagem fora da sala de aula, visto que, presenciamos a atuação da prática jurídica nas mais diversas áreas, despertando quereres/objetivos profissionais e conversamos com pessoas que estimularam e fizeram a gente acreditar que nossos sonhos são possíveis, e que para que sejam realizados dependerá somente de nós mesmos, isto é, de nossos estudos e esforços diários”, salientou.
Satisfeita a aluna Ingrid Demori ressaltou o valor das visitas para quem está prestes a enfrentar o mercado profissional na área jurídica. “A viagem foi incrível em vários sentidos, tanto para a aquisição de conhecimento quanto para convivência com os amigos de turma! A contribuição disto para nossa formação acadêmica e profissional é de suma relevância, pois recebemos palestras interessantíssimas sobre as atualidades e o Direito, além de termos conhecido algumas carreiras jurídicas importantes quando visitamos o Tribunal de Justiça, deste modo fica claro o quanto isso é relevante para nós que estamos perto de nos formarmos para que possamos definir os rumos de nossas carreiras", frisou.
Segundo destacou o professor Luciano Ramires, mais uma vez, esta foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem as instituições e órgãos relacionados à área, além do contato pessoal com outros profissionais do Direito, recebendo conhecimento de excelentes profissionais em suas áreas.