desafios e oportunidades de melhorias logísticas

Por H.R.Meirim

Nesta semana que antecede o Natal, tenho observado quantos desafios e oportunidades de melhorias logísticas temos em nossos processos diários.

Durante esta semana, por motivos profissionais, tive a oportunidade de passar por alguns aeroportos brasileiros e vivenciar alguns desafios simples, como por exemplo tomar um café e pegar um taxi.

Nesta semana que antecede o Natal, e que por isso, tem um grande aumento do número de passageiros transitando nos aeroportos (viagens a trabalho e a passeio), atividades simples como tomar um café e pegar um taxi no aeroporto, consomem mais tempo do que o que gastamos no deslocamento de avião entre algumas capitais do Pais.

A reflexão que devemos fazer é a seguinte: Sabendo  que neste período do ano, assim como nos das férias escolares, os aeroportos recebem um número muito maior de pessoas, o que pode ser feit o para melhorar ? O simples fato de não ter taxi suficiente para atender o volume de passageiros que chega e que vai se acumulando em imensas filas gera um nó no aeroporto.

Uma das formas de encarar o problema seria, não temos como dimensionar uma quantidade de taxis suficientes para atender esta demanda, pois no resto do ano estes veículos ficariam ocisiosos, e como sabemos ocisiosidade de equipamento gera custo.

Outra forma de enxergar esta situação como uma oportunidade é pensar, não existe outro meio de transporte (diferente do taxi)  para deslocar as pessoas dos aeroportos para seus destinos ? Que tal copiarmos o que outros países fazem e colocar linhas de metro ou ônibus ligando os principais aeroportos aos principais bairros da cidade ?

Notem, não estamos nem tratando das questões relacionadas a atrasos e cancelamento de embarques. Estes são desafios de uma complexidade um pouco maior, face ao número de variáveis envolvidas.

Bem, como podemos v er, existem desafios e oportunidades e cabe a nós profissionais de logística, trabalhar em conjunto com as demais áreas para encontrar soluções criativas e inovadoras. Se conseguirmos ir solucionando cada um destes pequenos desafios, com certeza estaremos melhores preparados para quando tivermos grandes eventos em nosso páis como as Olímpiadas e a Copa do Mundo.

Espero que o bom velhinho traga muita Paz e Saúde para todos e que ele, como um expert em Logística, consiga entregar todos os presentes no Prazo !!!

Um forte abraço a todos e um ótimo Natal !!

H.R.Meirim Fonte:

www.hrmlogistica.wordpress.com

 

COMENTÁRIOS