Empresa SEV Solution - Inteligência Artificial e Chatbot para vendas delivery

O sonho de ter o próprio negócio e ter destaque nacional com a sua empresa sendo alvo de investidores de todo o país pode parecer algo distante da realidade, mas isso está se tornando cada vez mais comum para alunos e ex-alunos dos cursos da área de TI e Computação do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). A mais recente iniciativa de sucesso foi criada pelos ex-alunos do curso de Ciência da Computação, João Pedro da Silva e Douglas Henrique de Souza Lima, ambos com 22 anos, já criaram a empresa SEV Solution, trabalhando na área de Inteligência Artificial e chatbot, e estão se destacando nacionalmente. A empresa ainda conta com o sócio Rafael Paes, que se juntou nesta jornada no ano de 2018.

A realização deste sonho e o sucesso que esses alunos estão alcançando é fruto de um trabalho árduo dos jovens empreendedores, mas também de um ecossistema de inovação criado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM. O investimento em uma estrutura que permita aos alunos criarem a startup no InnovaSpace Coworking, e posteriormente incubarem a sua empresa no Centro Incubador de Empresas (CIEM), com o apoio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), foi fundamental para as boas ideias tornarem-se realidade.

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador do curso de Ciência da Computação do UNIVEM aponta outro importante elemento que os cursos da área possuem. “A educação empreendedora e a pesquisa científica estão presentes desde o início do curso, favorecendo a criação de empresas que sejam de fato inovadoras. O caso da SEV Solution é muito interessante, pois, os alunos criaram em seu TCC uma empresa com um modelo de negócios novo, baseado em tecnologias de ponta, como a Inteligência Artificial”, aponta o coordenador.

João Pedro, cofundador da SEV, aponta que: “Durante a graduação em Ciência da Computação do UNIVEM me dediquei em aproveitar o máximo de oportunidades que a instituição oferece. Já no primeiro ano comecei a estagiar em uma ótima empresa, que posteriormente me tornaria desenvolvedor web. Além disso, tive uma ótima experiência de realizar pesquisa científica, que me possibilitou escrever artigos, participar de congressos e ainda realizar um intercâmbio cultural para Europa, passando pela Inglaterra e França e realizando um curso na Universidade de Oxford, uma das mais reconhecidas mundialmente”.

Em seu último ano da graduação, no ano de 2018, João Pedro, se uniu ao seu colega Douglas para realizarem o TCC na área do empreendedorismo, com a ideia de criar uma tecnologia de chatbot para a realização de vendas por meio de redes sociais. Os alunos trabalharam durante todo o ano nesta ideia, fundando assim a SEV Solution. Ao final da graduação, outra grande oportunidade surgiu para o João Pedro: foi aprovado nos mestrados na USP e na UFSCar. No entanto a escolha dele foi o empreendedorismo: “Aquilo que me faz perder noites de sono e fins de semana, mas que me faz feliz, que é empreender”, complementa João.

Junto a tudo isso, a empresa que os alunos haviam criado foi vencedora do principal prêmio de startups do centro-oeste paulista, Marília Startup Pitch Day. Douglas, também cofundador da empresa aponta que: “Com o prêmio tivemos uma ótima oportunidade, atraindo os olhares de investidores de todo o país e estamos ganhando mercado a cada dia com a nossa solução de chatbot. Agradeço muito o UNIVEM, pois, a instituição teve papel essencial nessa trajetória, pois, por meio do CITEC tem oferecido uma infraestrutura impecável para quem deseja empreender”.

VESTIBULAR 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. Na modalidade EaD, há os cursos de Gestão de TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.