O Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, informa que estão abertas as inscrições para novas turmas de Libras, com início previsto para a próxima semana. A meta da instituição é abrir duas novas turmas de 25 alunos cada, sendo que as aulas serão ministradas nas segundas-feiras, das 18h às 19h30 ou nas quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas, sendo totalmente gratuito.

A Língua brasileira de sinais é usada para comunicação entre surdos e surdos e ouvintes, ressalta a profa. Bianca Yonemotu, que é certificada em Libras pelo MEC por meio do PROLIBRAS e desde 2009 promove cursos no Univem. Ao destacar que a Libras é um meio de comunicação entre surdos, Bianca lembra da importância das empresas despertarem a atenção para contar em seus quadros com pelo menos um profissional que conheça e domine a língua de sinais , principalmente aquelas que atuam no varejo, o que seria um importante diferencial no atendimento dos seus clientes e fator de motivação para vendas.

Há casos de empresas que chegam a identificar os funcionários capacitados em Libras com crachás, como fazem por exemplo as companhias aéreas, onde se pode identificar o idioma que o atendente domina por meio dos broches colocados nas lapelas ou coletes.

Mas se para as equipes de venda e atendimento a Libras é uma possibilidade de ampliação de contatos, para os surdos é mais uma vantagem de inclusão social e de oportunidade de trabalho. A comunicação corporativa eficiente é um dos maiores desafios das organizações modernas e toda pessoa que tenha um diferencial competitivo, neste caso, a facilidade da comunicação com grupos heterogêneos terá preferência em processos de contratação.

Para maiores informações os interessados podem ligar para 2105 0800, ramal 372, e fazer a sua pré-inscrição.