Trabalhos foram expostos por professores, alunos da graduação e do Mestrado em Direito

Alunos da graduação e do Programa de Mestrado do UNIVEM participaram de 20 a 22 desse mês, em Goiânia (GO), do XXVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). O evento foi aberto com a palestra “Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento Inclusivo”, pelo Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Goiás. Foram parceiros a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Escola Superior da Advocacia – OAB/GO.
Considerado um dos mais importantes eventos de pesquisa científica em Direito no País, o COMPEDI tem se voltado, cada vez mais, para discussão de problemas práticos. Por meio de ferramentas de análise inspiradas em áreas como Economia e Estatística, a pesquisa jurídica tem discutido problemas relevantes, como duração média dos processos, padrões de decisão judicial e avaliação de políticas públicas.
Dentro da programação foram apresentados mais de 30 estudos em andamentos, painéis e artigos. Entre os trabalhos, destacamos 11, sobre os mais diversos temas da área jurídica e que foram expostos por professores, alunos da graduação e do Programa de Mestrado do UNIVEM. São eles: Lafayette Pozzoli, Victor José Amoroso de Lima, Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira, Gustavo Pirenetti dos Santos, Eric Matheus Cescon Smaniotto Alves, Mariane Miguel, Elton da Silva, Marco Aurélio Raniéri, Marcelo Vitor Silva Rizzo, Heloísa Helena Silva Pancotti e Fábio Luis Binati.
Conforme destacou o graduando do curso de Direito do UNIVEM, José Carlos de Campos Sobrinho, a participação no CONPEDI e a integração com profissionais da área, foram de suma importância para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal. “Tive a rica oportunidade de ver e conhecer pessoas que contribuirão muito para meu desenvolvimento. O CONPEDI me proporcionou uma gama de informações confiáveis e úteis, as quais utilizarei como norte em futuras pesquisas”, afirmou.
Para o aluno do Mestrado em Direito do UNIVEM, Victor Amoroso, o evento foi essencial para entender os novos rumos das pesquisas em Direito e o futuro da academia. “Falou-se muito nas inovações, inteligências artificiais e outras evoluções na área jurídica. Também, que o pesquisador do Direito deve, pelo bem da área, enveredar-se pelo mundo para trazer mais resultados concretos e se fundar em método empírico. O Encontro discutiu ainda, sobre as novas diretrizes curriculares nacionais para o direito e o impacto nas Instituições de Ensino Superior e nos cursos de Direito. O desafio de adaptar os professores e alunos para as novas realidades do ensino jurídico será central nos próximos anos”, comentou.
Além da participação com artigos o Centro Universitário UNIVEM foi responsável pela coordenação de alguns grupos de trabalho: o coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado respondeu pelo GT “Eficácia de direitos fundamentais nas relações do trabalho, sociais e empresariais” e o coordenador do Programa de Mestrado, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, do grupo “Formas consensuais de solução de conflitos”.
A apresentação de artigos e pôsteres no CONPEDI abre caminho para uma importante discussão, em que os pesquisadores do Direito podem interagir em torno de questões teóricas e práticas, levando-se em consideração a temática central grupo. Por exemplo, a temática deste GT traz consigo os desafios que as diversas linhas de pesquisa jurídica enfrentam no tocante ao estudo dos referenciais teóricos das mais diversas formas consensuais de solução de conflitos, bem como de uma enorme gama de técnicas e experiências a elas relacionada.
Segundo destacou o Prof. Lafayette Pozzoli, “quem participa de um evento como CONPEDI, que envolve mais de 3 mil cientistas do Direito, volta cheio de ideias para suas pesquisas e para a vida. Hoje são 160 cursos de mestrado (106 acadêmicos e 12 profissionais) e 42 doutorados.  “Os Grupos de Trabalhos ajudam o pesquisador a ter contato, a partir do seu tema de investigação, com outros pensamentos e ampliando o desenvolvimento do seu trabalho. O aluno de graduação consegue estruturar melhor sua trajetória de pesquisa tendo contato com pesquisadores renomados e o convívio com colegas que têm o mesmo propósito acadêmico. Um agradecimento especial à Reitoria do Univem, na pessoa do Reitor Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, por proporcionar a participação de alunos e professores no CONPEDI”, ressaltou.
O CONPEDI foi criado em 1989 e o UNIVEM participa desde o ano 2000, quando o curso de mestrado foi criado. Em 2005 o evento foi realizado no UNIVEM.

Aluno do Mestrado em Direito do UNIVEM, Victor Amoroso e Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira, aluna da graduação, durante participação no CONPEDI

José Rissoli, aluno do curso de Direito do UNIVEM, compôs a delegação do UNIVEM no CONPEDI

Eric Matheus Cescon Smaniotto Alves, aluno do Direito