Heni Ozy Cukier é especialista em conflitos internacionais pela American University, em Washington DC

 

O UNIVEM recebeu na última sexta-feira, dia 13, o cientista político, Professor e deputado estadual, Heni Ozi Cukier que proferiu a palestra “Capital Social” para alunos do curso de Direito. Formado nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas, Heni Ozi Cukier é especialista em conflitos internacionais pela American University, em Washington DC, e também professor de Relações Internacionais da ESPM.

Nos Estados Unidos, trabalhou no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU); na Organização dos Estados Americanos (OEA); na think tank Woodrow Wilson Center; e outras organizações americanas.
Fundador do Insight Geopolítico, consultoria de análise de risco político, foi autor do blog Risco Político Global, no portal da Revista Exame. Sua metodologia multidisciplinar - baseada na política, estratégia militar e estudos de poder - oferece uma visão completa do tabuleiro do xadrez permitindo o uso correto de ativos ou atributos em cada contexto e objetivo especifico.
Segundo o palestrante, no universo corporativo, as empresas buscam implementar e fortalecer a cultura ligada a compliance, com o fortalecimento de políticas, normas e práticas. Em uma escala maior, a sociedade brasileira está passando por uma transformação intensa e significativa.
Na palestra Heni Ozi Cukier apresentou o conceito de “Capital Social”, discorreu sobre  como este está ligado ao desenvolvimento econômico das sociedade e principais nações e levantou alguns questionamentos. E possível construir e mensurar confiança? Quais os tipos de confiança que existem e que impactos elas têm em sociedade?.
De acordo com ele, a escolha do Estado é puramente estratégica, e as razões vão desde corrupção até fonte de renda. 
Conforme destacou o coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Edinilson Donisete Machado, o UNIVEM, fiel a  sua tradição de bem formar seus alunos, busca de forma constante proporcionar conteúdo com qualidade por meio de profissionais renomados e que representam a possibilidade de reflexão de temas atuais. "A palestra do professor Heni abrilhantou a noite com muita competência", concluiu.



COMENTÁRIOS