O evento destaca diversas áreas de atuação do Direito e trajetórias de profissionais, inspirando os jovens estudantes

O XII Encontro de Carreiras Jurídicas do UNIVEM realizado através do Projeto de Cidadania Proativa e Direito (Proato) aconteceu na noite desta quarta-feira, 15, no auditório Aniz Badra contando com a participação dos alunos secundarista e do curso de Direito Univem, seguindo todas as normas de saúde, devido a pandemia do Covid-19. O encontro é uma oportunidade de levar aos estudantes conhecimentos práticos das diversas áreas jurídicas por meio de palestrantes renomados.

O evento é formatado e direcionado pelos alunos do Proato, uma forma de colocar em prática suas habilidades e atuação. Na sua 13ª edição, o encontro já se tornou tradição no curso de Direito. Este ano contou com a participação de 7 profissionais de diversos segmentos de atuação do Direito.

O objetivo é inspirar os jovens na escolha de seu segmento profissional, o propósito é despertar o protagonismo desses estudantes. “Profissionais da área jurídica compartilharam com os alunos o caminho que fizeram, como eles chegaram onde estão hoje. Isso é muito importante neste momento de decisão profissional”, explicou a coordenadora do Proato, profª Drª Daniela Marinho.

Os convidados deste ano foram a Delegada Dr.ª Darlene Rocha Costa; do Advogado e Vice-Presidente da OAB de Marília, Dr. Tercio Spigolon; do Advogado Giuliano Raimo; do Promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Munaro, do Defensor Público, Dr. Ricardo Mioto; do Auditor Fiscal, José Luis Queiroz, e do Juiz TJSP, Dr. Heitor Moreira Oliveira.

Segundo o vice-presidente da OAB de Marília, Dr. Tercio Spigolon, eventos como o promovido pelo UNIVEM são muito importantes para auxiliar os jovens no processo de decisão. “Essa é uma idade em que muitos jovens ainda fantasiam situações profissionais e se colocam em dúvida sobre qual carreira seguir. Essas apresentações do cotidiano ajudam nesse processo de escolha, e decisão como a que fiz e é minha predileção pela Advocacia”, frisou.

Em virtude da pandemia, o encontro foi realizado em formato híbrido (presencial e remoto). Foram 200 vagas para os alunos do UNIVEM e 100 vagas para alunos do ensino médio (comunidade). Os demais participantes acompanharam de forma online ao vivo.