E-Vieira é a nova plataforma para simulado jurídico, disponível para alunos do curso de Direito UNIVEM

Uma plataforma digital que simula o processo judicial é a novidade apresentada esta semana pelo UNIVEM. Desenvolvida através do Laboratório de Tecnologias Educacionais da Instituição, a plataforma educacional possibilita simulados virtuais de ações judiciais para o uso nas práticas do Direito.

A ferramenta é uma alternativa que irá contribuir no processo de ensino, criando uma opção além da presencial para o simulado jurídico, que é obrigatório aos alunos do 4º ano do curso de Direito no UNIVEM. Este mecanismo irá colocar o estudante no contexto real do tramite processual, de forma virtual.

O Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico é um ambiente que permite o desenvolvimento de todas as atividades acadêmicas reais ou simuladas, desenvolvidas nos NPJs das faculdades de Direito, de uma forma completamente inovadora. Além de facilitar o dia-a-dia de coordenadores, professores e alunos, o sistema viabiliza a produção de documentos que geram evidências para as análises in loco do INEP/MEC. Com isso, o sistema contribui para uma melhor avaliação, além de estar sendo considerada uma prática pedagógica avançada e exitosa.

Casos Reais

O NPJ-e possibilita o cadastramento dos casos reais acompanhados pelo Núcleo e, desse modo, torna-se possível gerenciar desde o atendimento à triagem dos clientes, até a produção de peças prático-profissionais pelos alunos relativas aos processos em questão. É possível que os alunos visualizem os autos cadastrados no sistema e, a partir da designação de uma tarefa pelo professor, realizem a peça cabível mediante a consulta das informações e dos autos processuais.

Prática Simulada

O NPJ-e potencializa a prática simulada, pois foi desenvolvido para permitir todas as modalidades práticas possíveis, com todas as etapas de um processo real. Além disso, o sistema possibilita a realização de diversas atividades processuais, pré-processuais, não contenciosas e atividades de relatórios, tais como audiências, palestras e visitas técnicas.

Criação

O projeto acadêmico relacionado à aplicação de IA no Direito é inovador, e coloca o UNIVEM num patamar de avanço tecnológico. Com a instalação do sistema nossa insituição passa a se tornar uma das primeiras a utilizar deste aplicativo. A implantação desta plataforma só foi possível devido a expertise tecnológica que a faculdade mantém através dos cursos de Tecnologia da Informação, como explica o Coordenador dos cursos de graduação de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Prof. Caio Saraiva Coneglian. “A plataforma reúne tecnologia de ponta unida à expertise dos ambientes jurídicos do UNIVEM. Assim, criamos uma solução única para o curso de Direito, adequado para o nosso cenário e pronto para ser utilizados pelos nossos alunos.

Homenagem

Denominado E-Vieira, a plataforma homenageia o ex-professor Luiz Vieira Carlos, graduado pelo Univem em 1975. Advogado militante na cidade, presidiu a OAB de Marília no ano de 1989, mesmo ano que assumiu a docência no Univem e um dos idealizadores do Núcleo de Práticas Jurídicas. Também ocupou a função de coordenador do curso de Direito da insituição nos anos de 2005 a 2010, até seu falecimento em 05 de março de 2011.

Seu filho Luís Vieira Carlos Júnior, que seguiu os passos do pai, advogado e docente do UNIVEM,  relatou a emoção da homenagem. Sermos surpreendidos com tamanha honraria, vendo seu nome lembrado na plataforma que trará aos nossos alunos a atualização tecnológica do processo digital é um orgulho. Foi com muita felicidade que nossa família recebeu a notícia da homenagem do Univem ao meu pai. Somos sabedores do prazer experimentado por ele em desempenhar as funções de professor e coordenador da instituição. Como adorava estar entre os colegas professores conversando, trocando ideias e recebendo deles auxílio e contribuição desmedida para administrar o curso. Sempre nos falava do “time” Univem. Mas na docência era onde dedicava seu amor e paixão, ser professor da prática jurídica era uma das razões de sua felicidade. E, notadamente a minha, que fui seu aluno em 1991", conclui emocionado.