O Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) trouxe o tema: Direito, Desenvolvimento políticas públicas: Amazônia do século XXI.

O coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado, juntamente com o docente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário, Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues e com alunos do Mestrado, Lívia Pacheco de Freitas Juliaz, Marilda Tregues de Souza Sabbatine, Zildenir de Souza e Silva Roldão, João Victor Nardo Andreassa e Íris Rabelo Nunes, participaram, de 13 a 15 desse mês, em Belém (PA), do XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), que este ano trouxe o tema: Direito, Desenvolvimento políticas públicas: Amazônia do século XXI.

Considerado um dos mais importantes eventos de pesquisa científica em Direito no País, o CONPEDI tem se voltado, cada vez mais, para discussão de problemas práticos. Por meio de ferramentas de análise inspiradas em áreas como Economia e Estatística, a pesquisa jurídica tem discutido problemas relevantes, como duração média dos processos, padrões de decisão judicial e avaliação de políticas públicas.

Além da participação com artigos e painéis, o UNIVEM foi responsável pela coordenação de alguns Grupos de Trabalho. O Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, coordenou o FÓRUM NACIONAL DE NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICA – NPJF e participou do painel da ABEDi sobre Educação Jurídica no Século XXI. Na oportunidade lançou aind os livros: Educação Jurídica no século XXI- Novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Direito - limites e possibilidades  e Cursos de Direito do Brasil - Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico.

O CONPEDI foi criado em 1989, tendo o Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues como sócio fundador e atualmente membro da Diretoria, como também o Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado. O UNIVEM, sediou o Congresso Nacional em 2005.

Lançamento dos livros: Educação Jurídica no século XXI- Novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Direito - limites e possibilidades  e Cursos de Direito do Brasil - Diretrizes Curriculares e Projeto Pedagógico, do Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues