Saiba escolher a empresa certa para sua carreira decolar

*Gutemberg B. de Macêdo "Much of the conflict in our lives can be explained by one simple but unhappy fact: we don´t really listen to each other."
Michael P. Nichols, escritor norte-americano


A escolha da empresa certa é uma das decisões mais importantes para condução de uma carreira profissional bem-sucedida. Assim como a semente que apenas brota e frutifica quando plantada em terreno adequado, a carreira também somente avança quando o indivíduo, homem ou mulher, encontra uma empresa que proporciona a oportunidade de ele manifestar o seu talento, a sua competência e o seu espírito empreendedor.

Portanto, as premissas que devem balizar a sua decisão na hora da escolha de uma organização são:

  • Nem toda empresa é boa para você trabalhar e, muito menos, para empreender uma carreira de sucesso. Portanto, como na parábola do semeador, saiba identificar os espinhos. Eles podem afogá-lo. Estude a natureza das pedras do caminho. Sua carreira poderá morrer por falta de humildade. Observe o caminho que você faz. Prefira sempre os caminhos menos trilhados e pisados pelos homens.

  • Se você não é um profissional arrojado e agressivo, nunca procure trabalhar para uma empresa que enfatiza a competição entre as pessoas. Você certamente naufragará. O contrário também é verdadeiro. Se você é agressivo e competitivo, fatalmente não se adaptará a uma empresa conservadora, burocrática e tradicionalista. Você afundará com toda a certeza. Há um ditado popular que diz: "Cada macaco em seu galho."

  • Antes de qualquer prospecção, aproximação ou contato pessoal com uma empresa, não importa a sua origem ou nível de reputação no mercado, estude-a e questione-a em profundidade. Muitas vezes, a imagem externa de uma organização não é compatível com a realidade interna. Ela tem externamente a aparência de catedral, mas o seu interior é de cabaré. Portanto, colete e analise todo o tipo de informação sobre ela. Converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam nela. Consulte fornecedores, credores, clientes e concorrentes. Ao visitá-la, observe o nível de civilidade da recepcionista, a maneira como os seus colaboradores se conduzem internamente, se o cumprimentam, se sorriem ou se estão tensos, se falam muito alto, entre outras questões. Atualmente, com o advento da internet é muito fácil pesquisar sobre uma empresa.

  • É muito importante respeitar aquelas pessoas com as quais falará por ocasião da entrevista. Dar respostas corretas e sensatas a um entrevistador é uma habilidade extremamente valiosa, visto que elas demonstram preparo e respeito, inclusive a si mesmo.

  • Certifique-se de que a cultura, a filosofia, os valores e o estilo gerencial da alta administração são compatíveis com os seus. Alberto, nome fictício, teve uma experiência desastrosa com seu novo empregador simplesmente porque não observou essa premissa. O discurso que ele ouviu durante o processo seletivo era fascinante. Tudo indicava que a empresa era o lugar ideal para trabalhar. Duas semanas depois após sua contratação, ele descobriu que a empresa estava mais para uma arena de gladiadores do que para gestores sensíveis e comprometidos com as pessoas.

  • Nenhum entrevistador ou empresa lhe dirá toda a verdade sobre o seu ambiente interno. Portanto, abra os seus olhos e ouvidos. Não creia em tudo o que você ouve. Faça comparações sobre tudo o que lhe foi dito durante o processo seletivo. Cuidado com aquelas empresas que lhe dizem: "We don´t believe that money is the best motivational factor for employees", "Nós somos uma empresa comprometida com o talento humano e a ética em tudo o que empreendemos."

  • Em geral, quando uma organização precisa fazer essas afirmações por ocasião de uma entrevista é porque ela não pratica o que prega e divulga.

  • Prepare as suas perguntas. Elas revelarão seu interesse em conhecer a empresa em profundidade. Lembre-se: nada resiste ao seu preparo. Abraham Lincoln, certa ocasião declarou em um de seus famosos discursos: "Eu me prepararei e as oportunidades surgirão."

  • Nunca aceite uma oferta de trabalho se no seu íntimo uma voz sussurra: não aceite esse convite. Aprendi ao longo de minha carreira de consultor em transição de carreira que um profissional nunca deve aceitar trabalhar para uma empresa simplesmente porque está necessitado - os recursos sumiram ou está há meses sem trabalho. Essa é a pior coisa que pode acontecer para um profissional e para sua carreira. Afinal, aquele que não se sente seguro sobre a decisão tomada, nunca consegue ir adiante. Eu conheço centenas de casos.


Caro leitor, da escolha inteligente de uma empresa depende o seu futuro profissional. Nunca se esqueça dessa verdade. Se subestimar o seu valor, fracassará redondamente. Seja sábio e se torne um profissional vitorioso. Como afirmou, Grace Hansen, "Não tenha medo que a sua vida termine; tenha medo de ela nunca começar".
Fonte: Emprego Certo 

COMENTÁRIOS