Ex-aluno do curso de Direito do UNIVEM, João Sardi Júnior, dá "voz" aos autistas por meio de Comissão

Comemorado no dia 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, visa conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Trabalho de conscientização que foi “abraçado” pelo ex-aluno do curso de Direito e Pós-graduação em Direito Penal do UNIVEM e, atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da 42.ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Garça, João Sardi Júnior. Criada este ano, a Comissão é a primeira do tipo em todo o Estado de São Paulo.

Da esquerda para direita: o presidente da Seção São Paulo da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos; o presidente da OAB de Garça, Fábio Ricardo Rodrigues dos Santos e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB de Garça, João Sardi Junior durante o a nomeação

Pai de um menino com transtorno do espectro autista (autismo), em 2019, o advogado João Sardi conquistou o reconhecimento do autismo como deficiência, e não como doença. Diante disso, garantiu que o plano de saúde do menino eliminasse a carência e realizasse um exame de alta complexidade. “A carreira jurídica foi crucial no meu caso, pois como meu filho foi diagnosticado com Autismo muito cedo, me vi obrigado a bater as portas do Poder Judiciário com uma frequência na qual eu não desejava”, frisou. No entanto, destacou a importância da formação oferecida pelo UNIVEM no alicerce jurídico. “Sou muito grato, pois foi ela que me conferiu o alicerce jurídico para proporcionar a luta diária que eu e minha esposa travamos”, afirmou.
De acordo com o João Sardi, a Comissão tem como foco, além de promover a conscientização acerca desse transtorno (frisa-se que Autismo não é doença), auxiliar a cobrança da melhoria das políticas públicas e de inclusão em favor dessa pessoas, onde na maioria das vezes são condenadas ao ostracismo.
Caminhando a passos largos para era digital, o UNIVEM 4.0 é uma das poucas instituições do Estado a oferecer ferramentas tecnológicas necessárias para o ingresso e avaliação de alunos especiais dentro de suas habilidades. Prova desse processo de inclusão, o ingresso, este ano, do autista, João Pedro Michelli, no curso de Design Gráfico do UNIVEM.

Autista, João Pedro Michelli, ingressou em 2020 no curso de Design Gráfico do UNIVEM

“Vejo essa ocorrência com bons olhos, já que o calcanhar de Aquiles para as pessoas com Autismo é sempre o acesso à educação. Muitas crianças necessitam de adaptação diária no âmbito escolar, desde professores de educação especial exclusivo, sala adaptada, atividades e currículo adaptado, acompanhante especializado, dentre outros”, comentou o presidente da Comissão.
Para o Pró-reitor Acadêmico do UNIVEM e coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado, o engajamento do ex-aluno da “casa” e hoje, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB de Garça, reflete, sobremaneira, o olhar diferenciado do UNIVEM na formação dos profissionais do Direito. “Nossos alunos são levados a pensar no direito em seu todo, inclusive, como ferramenta jurídica de acesso e inclusão social”, ressaltou.