Monique Altero é aluna do 4º ano do curso de Ciência da Computação

A aluna do 4º ano do curso de Ciência da Computação do UNIVEM, Monique Elen Fernandes Altero, representou o Brasil no Programa She++ Summit, um projeto de extensão mantido pela Universidade de Stanford, e que selecionou apenas nove dos inscritos em todo o mundo para participarem como embaixadoras convidadas, em Palo Alto, Califórnia.

Segundo Monique, a participação em diversos eventos ligados à área da Tecnologia da Informação realizados pelo UNIVEM foi fundamental para que ela se destacasse e fosse uma das aprovadas. “Eu participei da organização de várias semanas de TI, maratonas e outros eventos que a faculdade proporcionou. Além disso, desde o início, o UNIVEM e o CITec me apoiaram muito e foram responsáveis, inclusive, pelo meu primeiro evento que aconteceu aqui mesmo na faculdade. Sou muito grata a todo o corpo docente e administrativo por sempre colocarem os alunos como prioridade numa instituição de ensino”, ressaltou.

Durante o She++Sumit, a embaixadora brasileira passou por uma imersão no Vale do Silício, onde teve a oportunidade de explorar um futuro em tecnologia, bem como de compartilhar, conectar e explorar com outros bolsistas. “Conheci diversas empresas conceituadas e gigantes da tecnologia e também aceleradoras de startup do Vale. Também participei de diversas aulas na universidade de Stanford com professores renomados além de diversas rodas de perguntas e respostas com mulheres ligadas à área de TI. Foi realmente uma experiência incrível”, contou.

Sempre ligada a movimentos sociais, principalmente, aos voltados para mulheres, Monique Altero, defende a maior participação do público feminino nos cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, bem como no mercado de trabalho. “Através desse projeto sou capaz de impactar a vida de jovens, principalmente mulheres, para apresentar a área de TI e provar como este ambiente pode ser também um ambiente feminino. Dessa forma, permitindo que as mesmas escolham e tenham a oportunidade de ingressar e construir uma carreira nessa área”, disse.

Como embaixadora do Programa, Monique tem realizado eventos juntos à comunidade, entre eles, tem dado aulas de robótica em uma escola carente permitindo que esses jovens conheçam a área de TI para que possam ter uma chance maior de crescimento em sua vida. “Os resultados estão sendo muito satisfatórios, visto que muitos destes jovens de 15 anos possuem estado de extrema carência econômica e problemas familiares muito tristes. Ter a chance de dar uma nova perspectiva a eles está sendo muito motivador a mim”, concluiu.

A aluna Monique Altero é quarta na foto esquerda para direito