EMPREGABILIDADE - na contramão da COVID-19

Apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19, as oportunidades de estágio para os alunos dos cursos de Design Gráfico, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda, da Escola de Economia Criativa do UNIVEM, continuam crescendo. Isto por quê, em meio à crise, muitas empresas precisaram buscar novas formas para manter seus negócios ativos, principalmente por meio de plataformas digitais, fortalecer sua marca e melhorar o relacionamento com seus clientes.

            Como explica a Profa. Dra. Roberta Brondani, coordenadora dos cursos de Design Gráfico, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda do UNIVEM, embora o cenário seja desfavorável para alguns setores, a área de Economia Criativa mantém estabilidade de contratação. “A Transformação Digital já se tornou realidade e as empresas que ainda não atuavam com mídias digitais, e-commerce, marketing digital, estão buscando profissionais que as ajudem a atuar neste cenário. Por isso, as oportunidades de estágio para nossos alunos aumentaram e só no mês de maio tivemos vários alunos contratados. ”

            O aluno Vinícius H. A. Sa Lopes, que cursa o 1º ano de Publicidade e Propaganda do UNIVEM, começou o estágio na empresa Eficaz, startup instalada no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, mantido pelo UNIVEM, e comenta que está realizado com a oportunidade que conquistou. “Nós, futuros publicitários, necessitamos ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho, pois só assim conquistaremos o nosso espaço e poderemos, de fato, fazer a diferença. Hoje, vejo o quanto acertei na escolha da minha área e da minha faculdade. Acredito que estou muito bem acolhido, com um time ótimo de professores, que me orientam e são muito dedicados no que fazem. Sou muito grato ao grupo Eficaz e ao UNIVEM por essa oportunidade. ”

            Isabela Gomes Henriques, aluna do 1º ano do curso de Design Gráfico do UNIVEM, iniciou seu estágio como designer, na empresa de Internet Way e reforça que realizar um estágio já no início do curso é muito importante. “Realizando o estágio ainda no começo do curso é possível ver na prática tudo aquilo que os professores nos passam durante as aulas e também levar as experiências da empresa para o âmbito acadêmico. Neste momento que estamos vivendo percebemos, ainda mais, a importância de um bom profissional para divulgar as empresas nos meios digitais. Como aluna do UNIVEM consigo ver a força que o curso tem, pois mesmo neste cenário adverso continua nos possibilitando oportunidades no mercado de trabalho. ”

            A aluna Nathalia de Oliveira da Silva, que também cursa o 1º ano do curso de Publicidade e Propaganda, iniciou o estágio na Agência King Marketing. Para a aluna a oportunidade de estágio apareceu no momento certo. “Não esperava conseguir um estágio em meio à pandemia, mas esta vaga na King Marketing demonstrou o quanto a agência tem trabalhado para continuar oferecendo serviços de qualidade para seus clientes. Além disso, eu pude vivenciar o que sempre ouvia de muitos ex-alunos: O UNIVEM abre portas. Acredito que com o estágio os conteúdos que estou aprendendo no curso farão ainda mais sentido, visto que os colocarei em prática do mercado de trabalho. Fico feliz em saber que estudo em uma ótima instituição e que também irei adquirir conhecimentos em uma agência de publicidade que é referência na cidade. ”

            Robinson Gregorato, Diretor Comercial da Eficaz, startup com foco em implementação de estratégias que posicionam empresas no meio online, acredita que o aumento do uso de mídias digitais para o desenvolvimento de negócios impactou diretamente na busca por profissionais capazes de atender às necessidades do mercado. “Atualmente, temos vagas para estágios nas áreas de tecnologia, marketing e negócios. Estamos em constante busca de talentos entre os alunos dos cursos das áreas de Economia Criativa e Tecnologia da Informação do UNIVEM. E a tendência é que surjam mais oportunidades!"  

A pandemia de COVID-19 acelerou o uso de tecnologias para aquisição de bens de consumo e aumentou o número de usuários conectados à internet. Estes fatores motivaram empresas do varejo físico tradicional a iniciarem o processo de transformação digital. A disruptura no mercado abriu espaço para um novo profissional: mais engajado com uso de ferramentas digitais e sistemas, sendo capaz de propor soluções inovadoras dentro da nova dinâmica de desenvolver negócios.  Sobre este novo perfil de profissionais, Robinson destaca que "muitos deles nasceram após o Bug do Milênio e fazem parte da Geração Z. Eles cresceram usando computadores e smartphones, operacionalizam transações em internet banking sem dificuldades e não conhecem um mundo em que os dispositivos não sejam interconectados. Por isso, o processo de aprendizagem em plataformas digitais é tão natural. Durante o processo de estágio na Eficaz, fazemos a convergência desse conhecimento para a camada de negócios, desenvolvendo as competências profissionais, cultura organizacional e trabalho em equipe.”.

O Pró-reitor Acadêmico do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson D. Machado, reforça que além de ter como base a criatividade, o empreendedorismo e a inovação, a Escola de Economia Criativa do UNIVEM inseriu o contexto digital em todos os seus cursos preparando os alunos para atenderem esta crescente demanda por soluções criativas e para serem agentes da transformação digital nas organizações em que irão atuar. “Os cursos de Design Gráfico, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda oferecem uma metodologia de ensino com ferramentas que diferenciam nossos alunos e os preparam para conquistar vagas de emprego e estágio na sua área de formação e o mercado valida isso. ”, conclui.

            A Escola de Economia Criativa do UNIVEM possui os cursos de Design Gráfico, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda e mantém uma articulação muito grande com os ambientes de inovação e empreendedorismo do UNIVEM, o CITec-Marília, o Centro Incubador de Empresas – CIEM e o InnovaSpace Coworking, onde os alunos podem criar startups na área de Economia Criativa.

Publicidade e Propaganda - pautado no contexto digital e de marketing 4.0 possui uma matriz atual e única em nossa região. O diferencial do curso está na ampla formação do aluno que tem condições de atuar não apenas em agências de propaganda, mas em empresas nas áreas de Comunicação e Marketing, produtoras de áudio e vídeo, Mídias Digitais, emissoras de rádio, televisão e startups.

Design Gráfico - referência na nossa região. O curso de Design Gráfico foi reformulado para inserir o contexto digital na formação do aluno possibilitando que ele tenha uma visão ampla da comunicação visual, unindo técnicas de criação tradicionais com as tecnologias digitais.

Design de Mídias Digitais - criado para atender à crescente busca das empresas por profissionais qualificados para criar interfaces e ambientes de front-end de sistemas de informação, websites, aplicativos, games etc., o curso articula a área de Design com a área de Tecnologia da Informação.

 

 

Também que estagiar na área? Transfira seu curso para o UNIVEM.

www.univem.edu.br

 

COMENTÁRIOS