A aprovação no exame de suficiência de contabilidade é uma confirmação da qualidade profissional dos futuros formandos UNIVEM

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, no mês de julho, a primeira edição do Exame de Suficiência de 2021. A prova foi aplicada em todo o Brasil para mais de 32 mil pessoas. A aprovação no certame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Dois alunos do último semestre do curso de Ciências Contábeis do UNIVEM já garantiram a aprovação na conferência do gabarito.

Segundo a banca responsável pelo Exame, a Consulplan, apenas 19% dos inscritos não realizaram a prova. "Em um momento em que todo o País passa por uma adaptação de aplicação de exames podemos comemorar, seguimos os protocolos de biossegurança e demos a chance de novas pessoas terem seu registro", disse Lucélia Lecheta, vice-presidente de Registro do CFC.

O Exame de Suficiência foi composto por uma prova objetiva, na modalidade presencial, com 50 questões de múltipla escolha. Para aprovação era necessário que o candidato obtivesse um acerto 50% das questões.

Este exame deve ser prestado pelos bacharéis, e pode ser prestado pelos estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis. Vale lembrar que o grau de exigência do exame é grande. Apenas 31,13% dos inscritos foram aprovados em 2020 no Estado de São Paulo, e 24,26% na média nacional.

Os estudantes do 8º termo do curso de Ciências Contabéis do UNIVEM, Daniela Cristina da Cunha Simeão, Adriano Possidonio Antonio e Thiago São Pedro de Oliveira, prestaram o exame e tiveram a confirmação na última quinta-feira, 12, através do gabarito, da aprovação no CFC.

A aprovação, antes mesmo de estarem diplomados é a certificação de excelência dos estudantes. “Isso confirma a qualidade do ensino do Univem, desde a preparação da matriz curricular, corpo docente atuante, estágio supervisionado com práticas simuladas e a dedicação desses alunos”, destaca o professor de Ciências Contábeis, Rogério Canaciro.

Os três estudantes aprovados no exame, automaticamente, já garantiram o registro profissional, e mostram o preparo para exercer suas habilidades profissionais, assim que obtiverem a diplomação.

“Conseguir a aprovação foi um desafio concluído, e com isso a abertura de novas oportunidades na minha vida profissional, visto que após a conclusão do curso já posso desenvolver e responder independentemente por meu trabalho, estou muito feliz e grato por ter conseguido alcançar mais um objetivo”, falou Thiago Oliveira.

Vale lembrar, que caso algum profissional formado em Ciências Contábeis não tenha o registro no conselho, não poderá atuar na contabilidade. O setor de fiscalização realiza periodicamente esse tipo de verificação, principalmente em escritórios contábeis. Medida que visa garantir que os profissionais tenham o devido teor qualificativo para o desempenho profissional.