No último dia 1o de junho, representantes da Secretaria estiveram na instituição para conferir a apresentação dos alunos que desenvolveram o trabalho.

Arielly Roberta, Bruno H. de Andrade e Débora Raphaeta, do terceiro módulo do curso, mostraram a marca proposta para o evento: uma árvore construída com a palavra arborização, utilizada em vários formatos e tons de verde, com ênfase nas letras que formam “ação”.

Essa é uma das ações do Univem para marcar o dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado no último dia 5. As atividades em torno à data, celebradas em todo o planeta, expressam uma crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais, essenciais para a vida.

Em Marília, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente comemora a data com um mês inteiro dedicado ao tema e, desde 2008, tem o Univem como parceiro. Pelo terceiro ano consecutivo, as peças de comunicação e divulgação são elaboradas pelos alunos do curso de Design Gráfico, ministrado pelo Instituto Superior de Tecnologia (IST) do Univem. O tema do evento neste ano é “Arborização urbana e qualidade de vida”.

A base da proposta, segundo os estudantes, foram os conceitos de ecologia e simplicidade. “A intenção é que a marca seja de fácil assimilação para o público, transmitindo a proposta com clareza”, explicaram.

Além da marca, o grupo criou vários materiais: camisetas, bonés, convites, certificados, cartões e outros.

O secretário da pasta, Mário César Vieira Marques, aprovou o trabalho. “Ficou excelente, muito criativo e agradável”, disse. Marques elogiou a parceria mantida com o Univem. “É bom para a Secretaria, que ganha produtos de qualidade, e para os estudantes, que têm a oportunidade de ganhar experiência a partir de um trabalho prático e de grande abrangência”, completou.

Outros trabalhos
A parceria entre o Univem e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente já produziu muitos frutos. Em fevereiro deste ano, foram impressos três mil exemplares do Guia de Visita do Bosque Municipal Rangel Pietraróia, produzido pelo designer gráfico Gustavo Guedes, graduado pelo Univem no final de 2009.

O Encontro Regional de Educadores de Trânsito Urbano, evento promovido pela Emdurb e que será sediado pelo Univem nos dias 16 e 17 de junho, também tem a participação ativa dos estudantes de Design Gráfico. A marca do evento, convites e banners foram desenvolvidos por José Salustiano dos Santos e William Gabriel de Freitas e Silva.

Todos os trabalhos têm a orientação da professora Marieta Bonadio Keppler.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing do Univem