Criatividade, vontade e planejamento fazem grande diferença para começar uma idéia e obter lucro com ela

ProJovem Trabalhador ofereceu uma aula diferenciada ontem sobre empreendedorismo. O consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), José Luiz Valenciano, foi convidado a abordar o tema para nortear os alunos, que terão seus cursos concluídos em fevereiro.
“Planejando a abertura da sua empresa” foi o nome da palestra, que entrou na programação dos cursos como atividade complementar. Valenciano orientou os participantes sobre microempresa individual, entrou em questões técnicas do empreendedorismo e destacou que nem sempre é preciso muito recurso para abrir um negócio; criatividade, vontade e planejamento fazem grande diferença para começar uma idéia e obter lucro posteriormente com ela.

O Sebrae disponibiliza consultorias gratuitamente e Valenciano ressaltou que não planejar é correr grande risco do negócio não se desenvolver. “Essas orientações são essenciais porque nem todas as áreas do ProJovem são voltadas ao emprego, mas sim ao trabalho, através de iniciativas individuais ou em sociedade”, observou a coordenadora de inserção do ProJovem, Marta Isabel Doretto Cintra.

Outra informação de relevância foi a aposentadoria. O consultor orientou os alunos a contribuírem com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), mesmo tendo o próprio negócio. “O custo mensal é baixo, a partir de R$ 60,00, e fará grande diferença no futuro”, alertou a coordenadora de inserção.

O ProJovem atende jovens de baixa renda. O programa federal oportuniza cursos de qualificação profissional gratuitos, com passe, lanche, camisetas do uniforme, material e ainda uma bolsa de R$ 100,00 por seis meses.
As turmas beneficiadas com a palestra foram todas as da manhã e as da tarde dos cursos de alimentação e beleza e estética, com maior propensão ao próprio negócio do que à carteira assinada. Os demais cursos do ProJovem em Marília são das áreas de secretariado, assistente administrativo, departamento pessoal, telemática, turismo, recepcionista de consultório, atendente de farmácia, agente sanitário, construção e reparo, gráfica, logística, metalmecânica, torneiro mecânico e da área de automobilística.
Fonte: Jornal da Manhã